Como repensar o FAST FASHION no seu negócio de moda

Gostou? Compartilhe conhecimentos!

A rede de fast fashion do mundo inteiro é ocasionada por um descaso mundial que se dá pelo o uso abusivo de compras de roupas que são descartadas pela moda ultra rápida do século 21. As problemáticas dessa questão se dão pelo fator poluição, pois são tendências momentâneas que geram produções em longas escalas que são levadas para o lixo, sem reaproveitamento de roupas.

Omissão da legalidade

De acordo com a Ellen MacArthur Foundation, a produção têxtil usa cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água anualmente – o equivalente a 37 milhões de piscinas olímpicas.
É uma indústria que apresenta uma cadeia de produção extensa e se depara com muitas brechas de rastreabilidade e responsabilização nas legislações nacionais e internacionais. 

1. A indústria da moda é a segunda maior consumidora de água no mundo. Business Vibes

2. Para produzir uma calça jeans de alta qualidade, 3.480 litros de água (53 chuveiradas de 7 minutos) são usados. 

Como reconhecer lojas de fast fashion

As lojas de fast fashion sofrem suas variações de regiões, por exemplo na Europa e no Brasil. Nos países europeus, a indústria da moda se comporta um pouco diferente. Por conta das marcas de grifes requintadas, como CHANNEL, DIOR, LOUIS VUITTON. E no Brasil, marcas que terceirizam as roupas, C&A E RIACHUELO, tomam exponencialmente a economia da moda nacional, as marcas citadas são bem inferiores e os preços não são justos para quem trabalha. 

“O fast fashion impede que a gente deguste do que a gente tá comprando, porque eu entendo que a moda é efêmera, mas existe uma questão também de você comprar e entender o que que é aquela peça, entender o conceito, quem foi que criou e o porquê daquelas marcas”.

Como mudar isso

1. Comprar de produtores locais

2. Reduzir o consumo, reutilizar peças, comprar marcas eco friendly, reciclar e alugar, contra a fast fashion.

3. Investir em peças de brechós

4. Trocar, revender e compartilhar suas peças com amigas/os e familiares

5. Comprar menos e melhor.

E Por Hoje…

Esse foi o artigo de hoje onde nós falamos um pouco sobre fast fashion no seu negócio de moda. 

Não é fácil escrever um artigo desses. Então, se ele foi importante para você, comenta aí, compartilhe ou marque os amigos.

Vai me incentivar a continuar compartilhando meu conhecimento com todos vocês e, de alguma forma, ajudar as pessoas e empresas a terem sucesso em suas empresas!

Você deseja aprender ainda sobre Gestão de Moda e assim impulsionar a receita do seu negócio? Então conheça essa super dica que tenho para te dar clicando aqui abaixo:

Deixe um comentário