Mercado da moda: como devo começar a empreender

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O que preciso saber?

O mercado da moda oferece um mundo de criatividade e oportunidades, mas também oferece uma concorrência acirrada e tendências em constante mudança. A atração pela moda como setor empreendedor muitas vezes é impulsionada pela paixão pela arte de vestir, pela oportunidade de impactar as tendências e, acima de tudo, pela chance de construir uma marca que reflita uma visão pessoal. Entretanto, é importante reconhecer que essa jornada não é isenta de desafios. Por causa da concorrência, é necessário se ter uma abordagem diferenciada, que não apenas impacte só o seu público, mas que também seja relevante no mercado.

Dessa forma, vamos explorar alguns pontos que podem te ajudar na hora de adentrar no mercado da moda. Eu não estou dizendo que só existe um caminho para ter sucesso. O que eu estou querendo mostrar para você é uma das maneiras que eu percebi que muitos dos meus clientes começaram, e isso teve grande valor no negócio deles atualmente.

Moda

O começo no mercado da moda

Um ponto muito importante para quem quer começar no mercado moda, é saber quem é o público que se quer atingir. Muitos dos meus clientes começaram comprando e vendendo mercadorias. Compravam no atacado, vendiam no varejo. Dessa forma eles foram entendendo, e desenvolvendo o conhecimento sobre a carteira de clientes, sobre o público que eles queriam atingir, e mais importante, sobre problemas do seu próprio negócio. Então, essa fase, essa curva de aprendizado, muitas vezes ela é muito importante, e faz muita diferença no crescimento da sua empresa.

Começaram vendendo geralmente para amigas, para os amigos, para vizinhos, para pessoas do trabalho, e dessa forma começaram a ter um rendimento e foram investindo, pegando o gosto, e mais importante, aprendendo sobre como funciona o mercado da moda. Até que chega um momento que se cria um certo volume de compra e de venda de mercadoria. A partir disso, é possível começar a produzir as próprias peças, misturando um pouquinho do que ela compra com um pouquinho do que ela produz. 

Isso aí vai aumentando a rentabilidade, mas também o grau de responsabilidade, e os problemas começam a aparecer que caracterizam o mercado da moda, tornando necessário ter pessoas para lhe ajudar nesse processo. Com isso, se torna necessário contratar outros profissionais da indústria da moda e definir:

    • Quem vai criar, se for você mesmo a pessoa que cria seus produtos;
    • Quem é a pessoa que vai modelar;
    • Pilotar a peça, para ver se ela ficou bacana, para poder vestir e ver o caimento e testar tudo;
    • O corte dessa peça;
    • Quem vai produzir;
    • E por fim, quem vai revisar a qualidade do produto;
Profissional da moda

O diferencial

Além disso, tem um detalhe que pode fazer total diferença no resultado do seu negócio da moda, que é saber qual é o teu diferencial. Eu falo muito que o diferencial que você tem do seu produto, ele não pode ser percebido por você. Ele tem que ser percebido pelo seu cliente. Se o cliente não percebe o diferencial do seu produto, da sua marca, vai se tornar mais difícil você se destacar no mercado da moda. Ainda tem empresários que dizem: “O diferencial é minha exclusividade.” Isso não é diferencial. Muita gente tem produto exclusivo, né? “Diferencial é a qualidade do meu produto” Também não pode ser chamado de diferencial. 

A indústria da moda é um campo altamente competitivo, onde marcas e empreendedores lutam para captar a atenção e lealdade dos consumidores. Nesse cenário, ter um diferencial no produto é crucial para se destacar e construir uma base de clientes fiéis. O diferencial é o que torna a sua marca única, distinguindo-a das demais no mercado. Então, encontre algo que seja característica do seu negócio, que mostra a beleza do produto, e todo seu desejo. Esse é um desafio que o empreendedor de moda precisa superar, para poder ter sucesso a longo prazo no mercado da moda

Diferencial

Só paixão não garante sucesso

Outro ponto importante a se destacar, é que a paixão pela moda, por si só, não é suficiente para o sucesso no mercado da moda. Muitas vezes, indivíduos que possuem formação em estilismo ou até uma afinidade natural com o mundo da moda, por gostarem intensamente desse universo, acabam cometendo vários erros básicos em suas incursões iniciais no mercado. 

Aqui reside uma das principais armadilhas para os aspirantes a empreendedores do mercado da moda. Acreditar que o conhecimento e o amor pela moda é o bastante para garantir o sucesso, pode levar a vários problemas de gestão. Gostar de moda não é o suficiente, você tem que gostar de gerir empresas, porque, no fim, é uma empresa. 

Além do mais, à medida que a sua marca avança, você sai daquele ponto de comprar e vender produtos e passa a também produzir. A entrada em uma nova fase implica na habilidade de gerenciar uma equipe, orquestrar processos industriais eficazes, supervisionar as nuances da área comercial e, crucialmente, manter uma gestão financeira sólida. Porque o que inicialmente poderia ser facilmente feito individualmente, agora demanda habilidades de gestão, para garantir a prosperidade da empresa.

Profissionais da moda

O pilar de sucesso do mercado da moda

Finalmente, o terceiro ponto importante é: investir em planejamento, investir em conhecimento. Investir em planejamento é um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa, e no mercado da moda, essa importância é ainda mais evidente. Afinal, a moda é um setor caracterizado por tendências em constante evolução, concorrência acirrada e consumidores cada vez mais exigentes.

Dessa forma, o planejamento se torna uma ferramenta estratégica essencial para orientar todas as atividades da empresa e garantir sua sustentabilidade a longo prazo. A moda envolve uma série de despesas, desde matéria-prima até mão de obra, marketing e logística. Um planejamento financeiro ajuda a acompanhar esses gastos e identificar áreas onde é possível reduzir custos desnecessários. Isso é crucial para manter a lucratividade e evitar gastos excessivos.

No mercado da moda, é comum investir em novas coleções, marketing e expansões. Assim, o planejamento financeiro ajuda a avaliar a viabilidade desses investimentos, considerando os custos envolvidos e o potencial retorno. Além disso, ele permite identificar e mitigar riscos financeiros que possam surgir ao longo do caminho.

Assista ao vídeo completo com mais detalhes:

E Por Hoje…

Esse foi o artigo de hoje onde nós falamos um pouco sobre algumas coisas que todo empresário da moda precisa saber antes de iniciar no mercado da moda.

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