Planejamento na Confecção: Planejar deve ser rotina nas empresas

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Planejamento na Confecção

Planejamento na Confecção: pensar no futuro do seu negócio permite tomar decisões acertadas que o coloquem à frente da concorrência. Então, um objetivo escrito tem até 60% mais probabilidade de ser alcançado. Planejar faz com que se trabalhe com inteligência, não somente com dedicação.

Neste processo, a análise do ambiente permite o exercício do pensamento crítico e reflexivo, estimulando os gestores a agirem de forma pró-ativa, tomando decisões que proporcionem um salto de qualidade e diferenciação.

O mercado está entrando num processo de concentração sendo necessário buscar informações e oportunidades para a empresa a partir da análise do ambiente de negócios.

 

Vantagens de se Planejar

– Orienta a empresa para o futuro e para os resultados

– Identifica os recursos e as necessidades prioritárias

– Ajuda antecipar os problemas e sua resolução

– Desenvolve a equipe e aumenta a motivação

– Aumenta a rapidez com que se alcança um objetivos

– Diminui a quantidade de erros

Deve-se planejar ações mercadológicas com no mínimo 90 dias de antecedência para poder acionar os fornecedores e prestadores de serviços.

 

Definições

O que não podem faltar no processo de planejamento na confecção:

1. Objetivo – O quê?
2. Atividades – Como?
3. Cronograma – Quando?
4. Responsabilidade – Quem?
5. Recursos/Custos – Quanto?

O sucesso depende do comprometimento de todos os envolvidos, para isso a equipe precisa:

– Concordar com os objetivos propostos
– Estabelecer responsabilidades e papéis claros
– Ter prazos realistas e custos reais
– Contar com um sistema flexível de acompanhamento dos resultados
– Ter processos e procedimentos definidos
– Ter uma liderança eficaz

Estratégia é um caminho, forma ou ação para alcançar os objetivos. Pensar estrategicamente aliado à prática rotineira do planejamento na confecção potencializa os recursos do empreendimento.

Antes de planejar o ano seguinte é preciso ter planejado muito bem a “colheita da safra” de ano atual, tendo definido o que vender e quais promoções realizar na reta final do ano – época que as pessoas têm mais dinheiro no bolso e estão mais propensas a consumir e a presentear.

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E atenção, muito cuidado!

Os estoques devem ser planejados na medida certa, para não faltar nem sobrar mercadorias. Se faltar, perde-se vendas e clientes que saem insatisfeitos da loja. Se sobrar corre-se o risco da obsolescência e da deterioração dos produtos. Planejar ações promocionais para depois das datas comemorativas é uma espécie de plano B, que minimiza os prejuízos causados pelos erros nas previsões de vendas.

Muita empresas quebraram por falta de estratégia e planejamento na confecção: confecções, padarias, pet-shops, restaurantes, etc. Muitos empresários preferem pagar o “custo do aprendizado”, arriscar baseado no achismo. e acabam pagando um preço alto!

Lembre-se que o planejamento das ações contribui para tornar as empresas mais competitivas e lucrativas, por isso, comece já!

 


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