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Planejamento na Confecção
Planejamento na Confecção: pensar no futuro do seu negócio permite tomar decisões acertadas que o coloquem à frente da concorrência. Então, um objetivo escrito tem até 60% mais probabilidade de ser alcançado. Planejar faz com que se trabalhe com inteligência, não somente com dedicação.
Neste processo, a análise do ambiente permite o exercício do pensamento crítico e reflexivo, estimulando os gestores a agirem de forma pró-ativa, tomando decisões que proporcionem um salto de qualidade e diferenciação.
O mercado está entrando num processo de concentração sendo necessário buscar informações e oportunidades para a empresa a partir da análise do ambiente de negócios.
Vantagens de se Planejar
– Orienta a empresa para o futuro e para os resultados
– Identifica os recursos e as necessidades prioritárias
– Ajuda antecipar os problemas e sua resolução
– Desenvolve a equipe e aumenta a motivação
– Aumenta a rapidez com que se alcança um objetivos
– Diminui a quantidade de erros
Deve-se planejar ações mercadológicas com no mínimo 90 dias de antecedência para poder acionar os fornecedores e prestadores de serviços.
Definições
O que não podem faltar no processo de planejamento na confecção:
1. Objetivo – O quê?
2. Atividades – Como?
3. Cronograma – Quando?
4. Responsabilidade – Quem?
5. Recursos/Custos – Quanto?
O sucesso depende do comprometimento de todos os envolvidos, para isso a equipe precisa:
– Concordar com os objetivos propostos
– Estabelecer responsabilidades e papéis claros
– Ter prazos realistas e custos reais
– Contar com um sistema flexível de acompanhamento dos resultados
– Ter processos e procedimentos definidos
– Ter uma liderança eficaz
Estratégia é um caminho, forma ou ação para alcançar os objetivos. Pensar estrategicamente aliado à prática rotineira do planejamento na confecção potencializa os recursos do empreendimento.
Antes de planejar o ano seguinte é preciso ter planejado muito bem a “colheita da safra” de ano atual, tendo definido o que vender e quais promoções realizar na reta final do ano – época que as pessoas têm mais dinheiro no bolso e estão mais propensas a consumir e a presentear.
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Os estoques devem ser planejados na medida certa, para não faltar nem sobrar mercadorias. Se faltar, perde-se vendas e clientes que saem insatisfeitos da loja. Se sobrar corre-se o risco da obsolescência e da deterioração dos produtos. Planejar ações promocionais para depois das datas comemorativas é uma espécie de plano B, que minimiza os prejuízos causados pelos erros nas previsões de vendas.
Muita empresas quebraram por falta de estratégia e planejamento na confecção: confecções, padarias, pet-shops, restaurantes, etc. Muitos empresários preferem pagar o “custo do aprendizado”, arriscar baseado no achismo. e acabam pagando um preço alto!
Lembre-se que o planejamento das ações contribui para tornar as empresas mais competitivas e lucrativas, por isso, comece já!
Result Place Consultoria, Treinamentos e Coaching
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