Categorias: Produção

O que é prototipagem e qual a sua importância?

A prototipagem é essencial para o processo da produção. São a partir das peças pilotos, as primeiras peças, que é possível saber o rumo que a coleção vai tomar. Mas como é feito?

Para determinar a viabilidade da peça, se é possível ser produzida, e se sim, se tem lucratividade, são feitos protótipos de cada modelo. Essa fase da produção é chamada de prototipagem. É um processo que consiste em fazer uma ficha técnica (conjunto de informações referentes a peça – cor, tecido, modelo, medidas), depois a modelagem (Leia mais em: Como Fazer Uma Roupa?) para finalmente ter o primeiro prótotipo de cada modelo.

Cada modelo tem a sua peça piloto, a partir dela, é possível fazer ajustes e a graduação, ou seja, criar as diferentes medidas que a roupa vai ter (P,M ou G). Ter a peça física é importante para saber como a roupa se comporta no corpo, esse é o momento em que os desenhos e a ideia da sua marca se concretizam. Além disso, entender como os tamanhos da marca funcionam e se definem também é importante para sua identidade (Leia mais em: Qual a Importância da Identidade para sua Marca?).

A peça piloto também é importante para economizar dinheiro. A partir dela, é possível analisar qualquer tipo de erro, que antes não aparecia no desenho, e a qualidade, assim é possível fazer mudanças antes de produzir centenas peças.


Result Place Consultoria, Treinamentos e Coaching

A Result Place Consultoria para empresas em Fortaleza – CE está fortemente ligada à gestão de processos, consultoria de vendas, consultoria de planejamento estratégico, gestão de empresas e consultoria financeira, além de coaching e treinamentos.

Allan Garcia

Consultor empresarial especialista em gestão. Fundador e sócio-diretor da Result Place Gestão, Consultoria e Treinamentos. Profissional atuante nas áreas de Estratégia Empresarial, Liderança, Gestão Comercial e Vendas. Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduado em Administração e Negócios com área de concentração em Gestão Empresarial pela Faculdade Christus/CE. Practitioner em Programação Neurolinguística e Coaching - PNL pelo Instituto Brasileiro de PNL e Coaching - CE. Personal & Professional Coach e Leader as Coaching (Internacional) pela Sociedade Brasileira de Coaching - SBC.

Posts recentes

Rapport na Moda: Estratégia de vendas

Rapport é um termo originário do francês ("rapporter"), que significa "trazer de volta" ou "criar… Ler mais

% dias atrás

Spin Selling: Como usar em um negócio de moda?

O que é o Spin Selling? O Spin Selling, desenvolvido por Neil Rackham, é uma… Ler mais

% dias atrás

Ponto de Equilíbrio: Preciso na minha empresa?

Ponto de Equilíbrio, para qualquer empresa, independentemente do setor em que atua, é crucial compreender… Ler mais

% dias atrás

Relatórios: Precisa Para Uma Empresa De Moda?

Os relatórios desempenham um papel crucial na indústria da moda, onde as tendências mudam constantemente… Ler mais

% dias atrás

Mercado da moda: como devo começar a empreender

O que preciso saber? O mercado da moda oferece um mundo de criatividade e oportunidades,… Ler mais

% dias atrás

A Pesquisa de Tendências no Mundo da Moda

A indústria da moda está em constante evolução, e ficar por dentro das últimas tendências… Ler mais

% dias atrás

This website uses cookies.