Produzir Roupas com Sucesso

Índice

Produzir Roupas com Sucesso

Muito interessante o fato de uma empresa ter sucesso enquanto outra não tem ao produzir roupas, mesmo sendo o mesmo produto.

Seria as competências das costureiras que contribuiria para tal diferença? Talvez as costureiras daquela fábrica mais produtiva sejam mais eficazes. Porém, afirmo que esse fator é o que menos contribui para essa diferença. Então, qual o segredo?

Alguns fatores são relevantes nesse caso. Podemos citar os mais frequentes:

  • A postura da diretoria da confecção.
  • O grau de motivação da costureira.
  • O ritmo empregado pela líder do setor.
  • O sistema de produção.
  • Mantendo as regras criadas.

 

Produzir roupasA POSTURA DA DIRETORIA DA CONFECÇÃO

É importante que o diretor da empresa participe do dia-à-dia ao produzir roupas, mostrando à equipe a importância de atingir resultados. Apesar de se pagar uma encarregada para tal, as pessoas envolvidas não sentirão verdadeiramente a responsabilidade pelo próprio trabalho, sem o acompanhamento da diretoria. Um ditado popular diz – “o olho do dono é que engorda o gado”. O dono precisa ter certeza que alguém está dando de comer a esse gado. Esse alguém é a encarregada de produção. Muitas delas só informam ao diretor o que lhe convém, e nem sempre é a verdade. Assim, quando o diretor da empresa pensa que as coisas são de uma forma, geralmente é de outra.

 

 

O GRAU DE MOTIVAÇÃO DA COSTUREIRA

Afirmo que é de fundamental importância a motivação do grupo. Grupo motivado é aquele que produz e luta por fazer uma peça a mais. Que tem consciência dos “motivos” para alcançar metas traçadas.

Mas, muitos empresários ainda questionam como motivar a equipe. Alguns chegam a dizer: “Não entendo porque meu pessoal está desmotivado, pois eu pago os salários em dia, recolho os impostos desses salários, dou cesta básica, pago convênio, entre outros benefícios. Então por quê?”

Muito simples, isso não motiva ninguém! Fazem parte da obrigação da empresa. Elas desmotivariam se não existissem. Porém, não motivam a equipe quando existem.

Então, o que fazer para motivá-los? Entenda, o principal motivador é a costureira se sentir segura, com perspectivas, um plano de carreira, ser respeitada como pessoa e como profissional. Ela precisará sentir a sua importância dentro da fábrica, se sentir valorizada. Esses são os aspectos que motivam. Ela precisará compreender que a “empresa” é ela. Não o prédio onde trabalha ou as máquinas que utiliza ao produzir roupas.

E como fazer isso? Além dos comportamentos acima, promova reuniões. E nas reuniões, dê atenção ao que elas tem à dizer. Estimule a participação delas e mostre o quanto suas opiniões são importantes! Desta forma elas se sentiram valorizadas e participantes de um grupo. Faz total diferença!

 

 

O RITMO EMPREGADO PELA LÍDER DO SETOR

Um grande fator de desmotivação de uma costureira é enxergar na encarregada uma “banana” e não uma líder.

O grupo é espelho do líder. Canso de ver grupos com alto potencial, mas com resultados medíocres, pois sua liderança é péssima. Também costumo ver grupos medíocres que se agigantam, pois sua líder transpira dinamismo.

O ritmo da encarregada está diretamente ligada aos bons resultados do grupo de trabalho. Pois, a líder é aquela que alia técnica à garra, briga por uma peça a mais, respira números e passa energia ao grupo.

 

LEIA TAMBÉM

 

O SISTEMA DE PRODUÇÃO

Ter uma sistemática e método definido em regras é fundamental para que qualquer grupo possa render bons resultados. Sugiro que o processo produtivo tenha o foco no produto e não na operação. Precisamos lembrar que produção só pode ser considerada concluída quando a peça está pronta, e não uma parte dela. Já presenciei erros lamentáveis de líderes que costumam permitir acúmulos intermediários enormes, por não quererem que as costureiras façam operações que não sabem. A solução seria treiná-las!

Sugerimos que o sistema adequado ao seu grupo de trabalho seja a TAG, com todas as suas regras e processos.

 

 

MANTENDO AS REGRAS CRIADAS

As regras não podem ser mudadas no meio do jogo. Devem ser determinadas antes de começar. Por isso, é muito importante estudá-las antecipadamente, e não adotá-las para depois voltar atrás.

Vejo empresas que, quando conveniente, prometem mundos e fundos às suas operadoras. Porém, quando o momento não é bom, mudam o que prometeram sem explicações, como se seu funcionário não tivesse importância. Atitude grave, que poderá colocar os resultados em risco.
Fracassar ou alcançar o sucesso, produzir ou ser ineficaz, depende muito mais de fatores administrativos do que operacionais. Portanto, não procure desculpas para seu fracasso, mas observe como você está administrando a produção de sua confecção e, certamente, encontrará respostas.

 


Result Place – Consultoria em Gestão Empresarial para Confecções de Atacado e Varejo

A Result Place Consultoria de Confecção em Fortaleza oferece:
Consultoria de Moda, Gestão de Marcas, Consultoria Comercial, Planejamento Estratégico, Gestão de Produção e Gestão Financeira.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RESULT PLACE Rua Sátiro Dias, 377 - SL 206 - Montese - 60.420-430
CNPJ: 31.963.164/0001-48