PCP: O que é o Planejamento de Controle de Produção

Gostou? Compartilhe conhecimentos!

PCP nada mais é que um sistema utilizado para programar as operações produtivas de indústrias, auxiliando no gerenciamento das etapas da produção.

Para que isso ocorra, o PCP se baseia na execução de 3 fatores, que são:

  1. Planejamento: determina quais são os produtos a serem produzidos e quando serão produzidos;
  2. Programação: define quais são os recursos necessários para realizar toda a linha de produção;
  3. Controle: monitora a produção para encontrar e corrigir erros e falhas do processo.

Função

Garantir a continuidade das etapas envolvidas no processo da produção, monitorando pessoas, processos e máquinas a fim de averiguar sua eficiência em prol do produto final.

 Objetivo

A técnica vem para alinhar as etapas pelas quais o produto passa antes de seu acabamento ou finalização.

Para controlar a produção, um sistema precisa ser desenvolvido, levando em questão a etapa de compra do produto, passando pelas fases de transformação, controle dos responsáveis por cada fase, conferência, controle de qualidade e aprovação para entrada no estoque.

Através de um planejamento de controle de produção alinhado com seu estoque e vendas, sua empresa consegue medir os dados a fim de tomar decisões gerenciais relacionadas ao crescimento da produção.

O PCP é extremamente importante dentro da empresa, uma vez que ajuda a garantir que o chão de fábrica possui os componentes necessários para produzir itens com qualidade e de acordo com o planejado.

Os objetivos do planejamento de produção se desenvolvem em 4 pontos, que são:

1. Planejar o Processo de Produção

Nesse primeiro passo é para avaliar as quantidades dos produtos a serem produzidos, uma vez que as demandas de produtos são ordenadas pelo fluxo de vendas da empresa.

Além disso, o planejamento determina os prazos para a produção, a fim de que a cadeia produtiva possa suprir a sazonalidade das vendas.

2. Carregamento na Produção

Nesse passo, se trabalha a calibração dos equipamentos envolvidos no processo produtivo, como, carregamento de insumos na quantidade ideal para que o produto possa ser acabado. O carregamento pode ser feito de duas maneiras:

De maneira infinita, onde as tarefas são organizadas sem levar em consideração a capacidade do posto de trabalho, uma visão mais bruta. Já a maneira finita, as capacidades são medidas e levadas em consideração, sendo mais precisa.

3. Produção

Esse passo, busca padronizar a sequência das etapas do seu processo produtivo, para que sua empresa tenha registro da ordem em que cada procedimento acontece ao longo da produção, realizando o sequenciamento.

4. Monitoramento da Produção

Esse passo compila os dados que a empresa precisa para certificar se as máquinas realizam o seu papel no processo de transformação, ou se os colaboradores no processo estão realizando sua função com eficiência.

O monitoramento da produção é ideal para que a empresa construa seus indicadores de produção no intuito de mensurar o crescimento do setor, diário, semanal e mensalmente.

Ferramentas

Para você poder aplicar o PCP na sua empresa, existem algumas ferramentas que auxiliam na gestão dos processos e etapas do sistema.

  • Kanban: é uma ferramenta que permite gerenciar as tarefas por esquema de colunas e cartões. É usada para acompanhar o status dos pedidos ou até para priorizar a entrega de produtos.
  • Six Sigma: conjunto de processos focados na eliminação de defeitos. A ideia é reduzir o volume de variações, com parametrização mais rigorosa de processos.
  • Kaizen: é uma ferramenta que visa melhorar os resultados da empresa por meio da padronização dos processos, para promover a melhoria contínua e reduzir desperdícios.
  • Gráfico de Gantt: esse é um diagrama que ilustra as etapas de produção e como elas estão avançando, em diferentes processos.
  • Poka Yoke: significa um processo blindado contra erros humanos. Esse método previne a empresa de colocar a disposição no estoque um produto com possibilidade de falhas.

Como no PCP é definido pela quantidade de itens que serão feitos e quais matérias-primas são necessárias para a produção, a sua empresa consegue diminuir os desperdícios e custos operacionais, como também, diminuir o tempo ocioso de mão de obra, pois é definido o tempo necessário para a fabricação dos produtos e o local ideal onde deve ser realizada a elaboração dos itens. 

E o seu processo produtivo está funcionando de acordo com o que você planejou, ou precisa de uma reformulação para impulsionar sua produção?

E Por Hoje…

Esse foi o artigo de hoje onde nós falamos um pouco sobre Planejamento e Controle de Produção.

Não é fácil escrever um artigo desses. Então, se ele foi importante para você, comenta aí, compartilhe ou marque os amigos.

Vai me incentivar a continuar compartilhando meu conhecimento com todos vocês e, de alguma forma, ajudar as pessoas e empresas a terem sucesso em suas empresas!

Você deseja aprender ainda sobre Gestão de Moda e assim impulsionar a receita do seu negócio? Então conheça essa super dica que tenho para te dar clicando aqui abaixo:

Deixe um comentário