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O que é o Marketplace e como escolher um para seu negócio de moda?

Índice

Mas, o que é?

O Marketplace online ou shopping virtual, é um recurso colaborativo em que uma empresa grande cria um espaço virtual onde comerciantes com suas marcas possam vender seus produtos e/ou serviços em um mesmo endereço na web.

O mecanismo de vendas, normalmente, fica sob responsabilidade do organizador, que disponibiliza aos usuários uma estrutura digital com formas de pagamentos seguras e cálculos de frete integrados. Em troca desse espaço, as plataformas costumam cobrar taxas e comissões sobre os pedidos. Dessa maneira, todos saem ganhando.

A alta demanda e o fluxo de visitantes são pontos cruciais para a seleção do ponto de vendas. O principal objetivo do marketplace é gerar serviço para as empresas.

O Marketplace é uma excelente alternativa para empresas sem experiência, que estão iniciando no e-commerce e não querem realizar grande investimento financeiro com divulgação, segurança de site, diversidade de formas de pagamento, dentre outros.

Como funciona o Marketplace

O Marketplace é uma plataforma de colaboração e parceria, e para que essa parceria aconteça, existe uma delegação de funções, sendo a função do marketplace oferecer segurança nas transações, logística de frete e um ambiente virtual atrativo, além de ligar-se a várias formas de promoção, como por exemplo a divulgação na redes sociais, links patrocinados, e-mail marketing, dentre outros.

Toda essa oferta é para que a plataforma atraia os lojistas, afim de conquistar o que mais buscam, fluxo de clientes, movimento do tráfego no seu endereço virtual, para que o e-commerce faça a venda do seu produto e como parte da parceria, o comerciante pague à plataforma uma parte da sua venda.

É importante atentar-se às regras de cada marketplace, para que seja confortável a relação do cliente com a sua marca e consequentemente com a plataforma.

Outro ponto importante é que em alguns marketplaces, após o cadastro de sua loja, você é submetido a uma análise.

Custos para vender no Marketplace

Como já dito anteriormente, dependendo da plataforma de vendas que você escolher, as regras podem mudar e isso se aplica também às taxas e percentagens cobradas de cada marketplace.

No geral, o modelo de cobrança mais usado em marketplaces é a comissão sobre as vendas, ou seja, a plataforma fica com um percentual sobre o que os clientes pagam aos lojistas. Algumas plataformas também cobram uma taxa fixa nas vendas, especialmente quando são produtos de menor valor.

Também pode ser encontrado em algumas plataformas de marketplace o pagamento de mensalidades.

Outro ponto importante que é bom ressaltar e que geralmente acontece nos marketplaces é a alta concorrência, e isso pode fazer com que entre em seus custos investir em divulgação na plataforma, afim de ter maior destaque nas buscas ou aparecer nas recomendações do marketplace.

Como escolher um marketplace?

Para escolher um marketplace, você precisa em primeiro lugar procurar por um que seja voltado para o tipo de produto que você vende, que no nosso caso é o setor de moda, depois, analise quais custos você irá ter com a entrada na plataforma, veja se é possível integrar com sua loja virtual, afim de gerenciar melhor os seus canais de venda.

Após a escolha do seu marketplace, você irá fazer seu cadastro na plataforma para daí você catalogar seu produtos com todas as informações disponíveis para seu clientes, pois é uma venda online, então seu cliente precisa ter certeza do que irá comprar.

Na gerencia das sua loja, organize a gestão de estoque, pois, para vender em um marketplace, você precisa garantir que os clientes sejam bem atendidos, assim, eles deixam boas avaliações e voltam à sua loja para comprar mais.

Vantagens e Desvantagens

As vantagens de um marketplace é que você como marca estará inserido em um ambiente seguro, trazendo confiança para os clientes, que também tem a disposição várias marcas e preços competitivos.

Como vantagens temos, visibilidade, pois a loja pode alcançar clientes que nunca iriam ver sua marca, temos também, credibilidade, já que clientes que compram da sua marca voltam devido ao bom atendimento, outra vantagem é a infraestrutura, os marketplaces oferecem uma estrutura que está sempre em melhoria, para que os lojistas possam anunciar seu produtos, atender os clientes e realizar pagamentos de forma fácil, prática e segura.

Já como desvantagens podemos ressaltar as limitações que a plataforma impõe por ditar as regras, os percentuais de comissão, a experiência de navegação, as campanhas de marketing e outros diversos pontos. O vendedor não tem poder de barganha.

Também outras desvantagens são, alta concorrência, por isso é importante sempre procurar se diferenciar das outras marcas, também, a perda da identidade visual da marca, pois existe uma identidade visual padrão para todos os vendedores, outro ponto também é a margem de lucro, devido a alta concorrência pressionar os preços para baixo.

Os Marketplaces de moda no Brasil

Existem diversos marketplaces no Brasil, nas mais diversas áreas e segmentos, já voltados para o segmento de moda nos temos:

Moda Online

Moda Online é uma startup que conecta a indústria da moda a revendedores, a plataforma oferece uma variedade de marcas e produtos, que vão de roupas e acessórios a calçados, com vendas exclusivas por atacado.

A plataforma atua nacionalmente para indústrias e outra para compradores – essa última onde podem se cadastrar apenas comerciantes, incluindo MEIs, que tenham CNPJ com código de atividade ligado a vestuário e calçados.  

Ozllo360

Ozllo360 funciona como uma espécie de “marketplace dentro de um marketplace”, que passou a conectar lojistas com as grandes plataformas (C&A, Dafiti e etc) centralizando a gestão dos pequenos negócios, que inclui estratégias de marketing, conciliação financeira e até construção de reputação no ambiente on-line. 

A plataforma não apenas simplifica a entrada dos lojistas virtuais nos grandes marketplaces, como também procura agregar valor para os vendedores que já estão dentro desses canais. Ao funcionar como ‘loja oficial’ dentro dos marketplaces, seus clientes entram nessas plataformas com mais visibilidade e maiores chances de conversão.

Essas são os dois principais marketplaces voltados para moda no país, porém, não excluiremos de falar dos grandes e já conhecidos como Mercado Livre, Americanas, Magazine Luisa e etc.

E Por Hoje…

Esse foi o artigo de hoje onde nós falamos um pouco sobre Marketplace.

Não é fácil escrever um artigo desses. Então, se ele foi importante para você, comenta aí, compartilhe ou marque os amigos.

Vai me incentivar a continuar compartilhando meu conhecimento com todos vocês e, de alguma forma, ajudar as pessoas e empresas a terem sucesso em suas empresas!

Você deseja aprender ainda sobre Gestão de Moda e assim impulsionar a receita do seu negócio? Então conheça essa super dica que tenho para te dar clicando aqui abaixo:


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