O que a FARM pode nos ensinar sobre o mercado da moda

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Fazer sucesso no mercado da moda é um desafio nos dias de hoje. Isso porque o mercado já está saturado de marcas que oferecem as mesmas coisas, e por isso, é preciso dar um tiro certeiro para conseguir sucesso. Isso foi o que a marca carioca Farm fez, por isso, confira aqui o que a Farm pode nos ensinar sobre o mercado da moda.

Essa marca chegou de mansinho na década de 90 e conseguiu crescer em muito pouco tempo, surpreendendo todos os evolvidos no universo fashion. Por isso, vale a pena dar uma olhada no que ela pode te ensinar sobre empreendedorismo nesse mercado.

O que a Farm pode nos ensinar sobre o mercado da moda?

Existem diversos aspectos que proporcionam o sucesso de uma marca no mercado da moda. Obter clientes e visibilidade logo de cara é um desafio, e muitos empreendedores nem passam dessa fase. Mas, esse não foi o caso dessa marca carioca, que ainda não foi apresentada em nenhuma edição do Fashion Week, mas que circula por todo o Brasil.

Início de tudo

Katia Barros, a fundadora da marca Farm era auditora na renomada empresa Ernst & Young. No entanto, ela que já morava no Rio de Janeiro, praticamente na praia, decidiu que iria começar a empreender no segmento da moda, ao lado de seu amigo Marcello Bastos, que também administra a marca atualmente.

Eles abriram junto com o pai de Kátia uma franquia para vender roupas, e investiram muito, mas muito dinheiro mesmo nesse negócio. No entanto, a loja nunca foi pra frente.

Pesquisas

Katia não desistiu logo que seu primeiro negócio não deu certo. O evento Babilônis Feira Hype aconteceu no Rio, no qual havia peças que traziam a moda europeia Do jeitinho carioca, e lá estava ela para conferir as peças.

Pouco tempo depois, ela se colocou nessa feira ao lado de seu sócio, vendendo as peças que hoje conhecemos como body, e que fizeram sucesso com o público logo de cara, com base no que havia sido mostrado na edição anterior.

E há quem diga que naquela época, o pouco espaço que a Farm tinha no evento ficava completamente lotado por mulheres querendo adquirir as novidades. Não era uma questão de ser uma grande marca, mas sim de vender o produto certo.

Versatilidade no estilo

Muita gente achava que chinelos, rasteirinhas e roupas de verão eram para ser usadas somente em casa, para ir à padaria ou para visitar um parente, por exemplo. Situações que não requerem cuidado com o visual.

Mas, a Farm mudou esse conceito. Repare que hoje em dia as mulheres são loucas pelas rasteirinhas, alpargatas e chinelos dessa marca. Camisetinhas e shortinhos também não ficam de fora.

Isso porque através de uma modificação no estilo das peças, a Farm fez com que esse tipo de vestimenta e calçados (desenhados de uma maneira super charmosa) pudessem ser usados em ocasiões importantes, e não só nas férias de verão como no dia a dia das cidades grandes também.

A mulher não usa Farm só para passear no calçadão de Copacabana. Ela usa Farm para ir ao escritório, para passear no shopping, para almoçar com as amigas, e isso graças à versatilidade das peças.

Agrados aos clientes

A Farm é uma marca do Rio de Janeiro, que apesar de já ter conquistado seu espaço em outras cidades, como em São Paulo no famoso Shopping JK Iguatemi, ainda tem a essência carioca. Com isso, a administração da marca teve a ideia genial de fazer ações promocionais no aniversário da cidade maravilhosa.

Nessa data, a loja oficial da Farm no centro recebeu alguns colaboradores para dar aos clientes o gostinho de ser carioca. Foram oferecidos os famosos biscoitos Globo, sabe? Aqueles de polvilho que todo mundo gosta.

Além disso, tinha sacolé de fruta (pra combinar com o verão do Rio) e o famoso mate gelado, que todo carioca curte quando está relaxando na praia.

Mimos e marketing

Entre as coisas que a Farm pode nos ensinar sobre o mercado da moda está o fato de poder ligar mimos ao marketing.

Oferecer mimos é uma ótima maneira de ir além das expectativas do consumidor, e  disso a Farm sabe muito bem. Não é a toa que em uma ação em parceria com a Arcor, a Farm distribuiu doces para as clientes que passavam em suas lojas. Mas, você acha que a escolha pelos doces foi algo sem pretensão? Claro que não.

Pouco tempo depois a Farm lançou uma linha de roupas que tinha tudo a ver com o dia de São Cosme e Damião, e isso deixou muitas pessoas surpresas.

Proximidade com seu cliente atual

O diferencial da Farm é que não se trata de uma marca que quer a todo custo conquistar um novo público. É claro que ela deixa a porta aberta, mas a principal intenção dela é reforçar os laços que já te com seus clientes atuais.

Eu quero a Farm

Há não muito tempo a marca lançou a promoção “Eu quero a Farm” que dava 15% de desconto nas peças e a partir de um cadastro, as clientes ganhavam um brinde, que era um pequeno chaveiro.

Mas, essa marca não daria brindes simplesmente para agradar suas clientes, existia algo que eles poderiam ganhar a partir disso.

Enquanto as clientes deixavam seus dados no cadastro para ganhar o chaveiro, a Farm aproveitava para guardar cuidadosamente todas essas informações e a partir delas pensar em outras estratégias para agradar os consumidores, quais eram as melhores ideias para a próxima coleção, entre várias outras ações que podiam ser tomadas através das informações disponibilizadas de suas clientes.

Entre essas ações envios de convite para inauguração de suas novas lojas, alerta de promoções, ofertas personalizadas de acordo com os gostos de cada cliente etc.

A Farm é uma marca que preza pelo seu cliente atual, fazendo de tudo para que ele se sinta satisfeito, além de oferecer peças baseando-se naquilo que seu público quer, e é isso o que ela pode nos ensinar sobre o mercado da moda.

 

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E Por Hoje…

Esse foi o artigo de hoje onde nós falamos sobre o que a Farm pode nos ensinar sobre o mercado da moda. 

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