Montar uma confecção é uma das alternativas mais elencadas por todo empreendedor que deseja montar o próprio negócio.
O Mercado Para quem Quer Montar Uma Confecção
O mundo inteiro conhece a criatividade, a sensualidade e a dinâmica da moda brasileira. Aqui existem vários estilistas e produtores nacionais de renome internacional.
Como você pode imaginar, grande parte das confecções sobrevivem em torno da moda que, assim como toda a cadeia têxtil, vem caminhando por significativa transformação.
Como forma de combater a ameaça dos tecidos estrangeiros, as indústrias têxteis brasileiras têm investido em qualificação de mão- de-obra e na automação de suas instalações.
Os riscos de montar uma confecção são o alto investimento inicial, a forte competitividade do setor e a sazonalidade das vendas (primavera/verão e outono/inverno).
Essa galera da moda não brinca! Muito produto bonito, muita criatividade envolvida! Mas, sempre tem espaço para mais pessoas criativas e talentosas. Basta ver que a toda hora chega gente nova no mercado!
Quais os Cuidados Para Quem Quer Montar Uma Confecção
O controle sobre o volume de produção e giro do estoque é fundamental no equilíbrio financeiro da confecção, evitando peças encalhadas, pedidos não atendidos e recorrentes liquidações.
Já o sucesso do negócio não depende apenas do talento e da criatividade do empreendedor. Não pense que é fácil! É imprescindível conhecimentos mínimos sobre o negócio, as tendências do setor e os equipamentos disponíveis no mercado. Só assim você minimiza prejuízos iniciais e evita jogar dinheiro fora!
As 3 Coisas Que Você Precisa Saber
As Dificuldades
A primeira coisa, gente é que uma empresa não é brinquedo, principalmente uma confecção. Não existe nada fácil na gestão de uma loja ou confecção de moda. São inúmeras as dificuldades.
Só por brincadeira, vou elencar alguns passos que são repetitivos todos os meses dentro de uma confecção:
• Criar o modelo;
• Escolher tecido e aviamentos;
• Modelar;
• Pilotar;
• Provar, ajustar modelagem e pilotar novamente;
• Aprovar;
• Cortar;
• Separar e enviar para as facções;
• Em paralelo, preparar o lançamento e a publicidade da nova coleção;
• Acompanhar e cobrar as facções;
• Acabar, revisar e embalar;
• Enviar para a loja;
• Vender para os clientes;
• Administrar crédito e inadimplência;
• Pagar fornecedores;
• Gerir estoque, compras e….
Vou ficar por aqui. Cansei! E isso é o resumo do resumo, viu gente?!
Isso se você quiser realmente ter competitividade e sucesso.
Então, é fundamental ter conhecimentos mínimos sobre gestão para ter sucesso no seu negócio.
LEIA TAMBÉM
- Como Garantir o Sucesso de Uma Coleção e Alavancar a Lucratividade
- COMO UMA CONFECÇÃO DE MODA FEMININA CRESCEU 600%
Faça o Que Você Ama, Ama o Que Você Faz
Isso nos leva à segunda coisa: você precisa gostar de lidar com essas dificuldades, que são muitas!
“Mas, por que eu preciso gostar Allan Garcia?” Simplesmente porque:
Então, trabalhar com o que não gosta é o primeiro passo para o fracasso.
São muitas as preocupações de quem lida com a moda. Mas, não estou aqui para desanimar você. Pergunte para algum empresário da moda se ele trabalharia com outra coisa. A resposta será um seguro NÃO!
Da mesma forma que exige muito dinamismo, montar uma confecção é recompensador e gera uma boa margem de lucro para o empresário (quando bem administrado).
Entender do Assunto
A terceira coisa é entender de moda! Por que produto é o que você vende, se você não entender da coisa, se não dominar bem o estilo, então você vai acabar competindo por Preço e não por produtos.
Já passei por muitos projetos onde as vendas estavam estagnadas há anos, empresa sem crescimento e sem muita lucratividade. Quando detectei e consegui convencer ao empresário que precisaríamos investir mais no desenvolvimento do produto, as vendas reagiram muito rapidamente.
E o Investimento Inicial?
Dependendo do porte da confecção a qual deseja montar, o investimento não é nada baixo. Mas, tudo depende de como você está disposto a iniciar. Tenho clientes que iniciaram como “sacoleiras” e que, aos poucos, foram introduzindo entre os produtos vendidos as suas próprias peças.
É muito bacana quando isso acontece, pois serve de grande aprendizado para o empreendedor.
Mas, se for uma confecção de pequeno porte, em casa mesmo, o gasto é pequeno, pois irá envolver apenas mão de obra, que pode ser do próprio dono ou dona da empresa, a participação da família, algumas máquinas de costura, tecido e aviamentos como linhas, botões e outros.
Entenda, todo modelo de início de negócio tem suas vantagens e desvantagens. Quanto maior você começa, maiores os riscos.
Agora, se a sua escolha for de montar uma confecção de médio porte, o investimento inicial pode chegar a R$ 200 mil na data de hoje.
Isso porque é preciso investir em máquinas de costura com porte industrial, com maior durabilidade e são mais adequadas para longas horas de trabalho.
É preciso ainda investir em estrutura como mesas para corte de tecido, peças de tecido em grande quantidade e agulha, linha, botões e outros pequenos acessórios usados no dia a dia.
Montar uma confecção de médio ou grande porte exige a contratação de um design de roupas para criar as peças (se este não for o seu talento).
Contratar costureiras habilitadas para confeccionar as roupas desenhadas ou terceirizar com facções de costura.
Vendedores para oferecer os produtos (de preferência com carteira de clientes!). Um gerente ou auxiliar de produção, para controlar a quantidade realizada.
E um gerente administrativo para administrar o negócio. Este, geralmente, é o cargo ocupado pelo proprietário da confecção e investidor inicial.
E Por Hoje…
Esse foi o artigo de hoje onde nós falamos um pouco sobre 3 coisas que todo empresário da moda precisa saber antes de iniciar o seu próprio negócio.
Não é fácil escrever um artigo desses. Então, se ele foi importante para você, comenta aí, compartilhe ou marque os amigos.
Vai me incentivar a continuar compartilhando meu conhecimento com todos vocês e, de alguma forma, ajudar as pessoas e empresas a terem sucesso em suas empresas!
E se você quiser, pode baixar nossa apresentação em PDF e arquivar ou apresentar para a tua equipe.
Você deseja aprender ainda sobre Gestão de Moda e assim impulsionar a receita do seu negócio? Então conheça essa super dica que tenho para te dar clicando aqui abaixo: