Repensando o Marketing de Moda
Marketing de Moda.
A moda é um setor extremamente dinâmico e importante para a economia no nosso país. A indústria da moda, além de produzir produtos com alto valor agregado, também gera um número elevando de empregos. Realmente, esse é um setor que devemos ficar de olho. Mas, para que tudo corra bem em nosso empreendimento, é necessário reconhecer os novos desafios do marketing de moda. E agir de forma rápida para não perder espaço no mercado.
Hoje, as marcas de moda tem que destinar boa parte de seus recursos de marketing investindo em divulgação com “Blogueiras” locais e Nacionais. Hoje elas são ferramentas indispensáveis à divulgação de produtos de moda. Mas, não podemos esquecer que “nem só de blogueiras se faz o marketing de uma marca”. Lembrando que quando falamos de Marketing estamos lidando com todas as formas de interação Cliente x Empresa.
Os 4 p’s do Marketing
Quando temos um negócio, é comum que pensemos nos 4 p’s do marketing (produto, preço, praça e promoção). Avaliamos qual é o produto que devemos pôr no mercado. Qual é o preço competitivo para esse produto, onde ele será vendido e como vamos fazer sua promoção. Entretanto, pensar apenas nesses quatro aspectos não é mais o suficiente para nos destacarmos no mercado. Devemos pensar nos 7 p’s (produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos e evidências físicas).
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Quando falamos das pessoas dos 7 p’s, estamos falando dos nossos funcionários. São eles que vão interagir de forma direta com nosso cliente. Devemos fazer TUDO pra satisfazer nosso consumidor e os nossos funcionários tem grande poder sobre isso. Não estou falando apenas dos vendedores! Todos os funcionários da empresa devem estar satisfeitos e envolvidos na tentativa de satisfazer o cliente. Trate bem seus funcionários, dê feedback positivo, premie os melhores, incentive os que estão em desenvolvimento! Esse processo fará com que sua empresa atenda bem seus clientes dentro das suas particularidades e diversidades.
Conte a Sua História
É de extrema importância que seu cliente se sinta próximo de sua empresa. Conte a ele os seus processos, a história da sua marca, da produção e do produto que ele pretende comprar. As pessoas não querem comprar uma roupa, elas querem comprar uma história. Devemos contar nossa história aos clientes! Faça do ato de contar a história da empresa, uma forma de atender seu consumidor de forma mais personalizada. Os clientes querem produtos e atendimentos personalizados.
O Visual Merchandising
As evidências físicas em uma empresa de moda são, principalmente, as proporcionadas pelo visual merchandising . Fique atento a sua vitrine, ao design de interior de suas lojas, a forma como seus produtos estão apresentados na loja, a temperatura, iluminação, som, etc. Faça da compra uma experiência sensorial única.
O mercado está competitivo e uma forma de se destacar e obter bons resultados é pensando nos 7 p’s do marketing! Se somarmos a excelência dos 7 p’s a uma boa estratégia de divulgação, teremos bons resultados em vendas e reconhecimento diante de um mercado cada dia mais voraz.
Wikaro Lima
É graduado em Design de Moda pela Faculdade Cátolica do Ceará, Especialista em “Negócios da Moda” pelo Senac São Paulo, MBA em Gestão e Marketing pela Fanor DeVry. Atua como estilista/ designer de Moda em marcas de Fortaleza desde 2007, além de lecionar em Faculdades de Design de Moda. Também faz styling de marcas locais em suas campanhas.