Formação do preço de venda na industria de confecção

Índice

No passado, chegou-se a pensar que quem produz ou é o proprietário de um bem, faz seu preço. Hoje sabemos que o que determina o preço de um bem, são as leis de mercado, de oferta e procura.
Com uma peça de confecção também é assim. O valor de uma roupa está ligado principalmente ao desejo dos consumidores em possuí-las. Isso leva estilistas a se esmerarem na criação das coleções.

Com a estabilização de nossa moeda, ficou mais fácil para os consumidores ter uma idéia de valor de cada produto e comparar os preços de marcas diferentes e, avaliando o impacto de cada criação, optar pelo de menor preço.

Isto leva os produtores de roupa a oferecerem cada vez mais produtos bem elaborados, a um preço baixo, e muitas vezes sem conhecer a sua real margem de lucro.

Para ter certeza de que o preço está trazendo algo para o lucro da empresa, o confeccionista precisa conhecer seu custo. Depois, aplicando algumas fórmulas, chega ao preço de venda.
C U S T O

Diz-se, custo, ao valor econômico gasto para se obter uma unidade de qualquer bem ou serviço.
Nas empresas industriais, esta denominação é utilizada para determinar o valor despendido no ato de fabricar o bem e passamos a identificá-lo como CUSTO DE PRODUÇÃO ou CUSTO INDUSTRIAL, separando assim do custo administrativo e do custo comercial.

Para as pequenas e médias empresas de confecção, recomendamos separar como custo comercial, apenas as atividades efetivamente comerciais, como representantes, promoções, etc., mantendo os custos administrativos e administração de vendas, também como custo industrial, pois, normalmente, envolvem poucas pessoas e pequenos valores que não justificam a separação.

O Custo de Produção é obtidopela solução da equação: CP =CV + CF

CV = CUSTO VARIÁVEL

Diz-se variável, porque este custo irá variar a cada variação que houver nos volumes a serem produzidos. Estão inclusos nesta tipificação, tudo o que compõe o produto, e que seja mensurável ao nível de unidade.

Nas empresas de confecção, estamos falando de tecidos, aviamentos, materiais de embalagem e expedição, serviços de estamparia, bordados, lavanderias etc., além da mão-de-obra direta, quer seja realizada dentro ou fora da empresa, (facções).

A mão-de-obra direta, por sua vez, é dita a todo trabalho realizado diretamente no produto, como: corte, costura, acabamento, controles, em quepossa ser medida por unidade fabricada. Esta medição é obtida via cronometragens ou tabelas de tempo por operações e normalmente expressa em minutos. Quando facções, o valor já está em reais, mas deve ser obtido a partir do tempo de fabricação..

Pela descrição acima, concluímos que o custo variável, por sua vez, é composto de:materiasi e serviços, e mão-de-obra direta.

Então:CV= MP + MOD, onde MP= matéria prima e MOD, mão-deobra direta.

CF = CUSTO FIXO

Diz-se fixo, porque este custo independe da variação na quantidade dos volumes a serem produzidos, até esgotarem ou não os recursos. Outra característica, é que não se pode facilmente, atribuir um valor unitário de CF a cada produto. Contabilmente, há uma definição do que é custo fixo, e todas as empresas já possuem os valores bem definidos.

Itens que compõe o custo fixo: aluguel, luz, água, telefone, veículos e suas despesas, seguros, depreciações, mão-de-obra indireta, pro-labore.

O custo fixo é atribuído ao produto, por rateio.

Para sermos práticos: Numa confecção, temos os materiais e ou serviços que compõe os produtos. Estes materiais possuem um valor unitário definido, normalmente pelo preço de compra menos impostos e mais frete. Já a mão-de-obra direta ou indireta, é a massa de salários juntamente com os encargos sociais e benefícios pagos.

É preciso traduzir o valor da MOD em uma unidade de medida para uso no cálculo de custo dos produtos. Usa-e a hora ou o minuto. É preciso conhecer a TAXA HORA da empresa. Toma-se a soma dos salários pagos,acrescenta-se os adicionais de encargos, conta-se também que haverão encargos de demissão e as faltas.(para facilitar, pode-se acrescentar 84% aos salários, quem não é optante do SIMPLES).Se houver benefícios extras, como cesta básica, seguro saúde, vale transporte, soma-se também. Se a empresa usa facções, deve tomar uma média de gasto mensal.

Voltando a mão-de-obra direta, interna, consideramos que cada funcionário trabalha 180 horas no mês.De um lado temos o valor total de salários, encargos e benefícios dos funcionários, de outro lado o total de horas de trabalho da empresa, obtido pela multiplicação do número de pessoas MOD por 180 horas. As se dividir o valor total, pelo total de horas, vamos obter o valor hora da MOD. Contudo, sabemos que nenhuma confecção consegue que seus funcionários trabalhem a 100%. Uma média de mercado é eficiência de 75%. Com este índice, corrige-se o valor hora, obtendo então a TAXA HORA, que será utilizada no cálculo de custo.

Exemplo prático: Uma empresa tem 80 funcionários de MOD ganhando salários de R$ 500,00. Teremos:

TOTAL DE SALÁRIOS PAGOS R$40.000,00

TOTAL DE ENCARGOS R$33.600,00

TOTAL BENEFÍCIOS R$14.080,00

TOTAL MOD R$87.680,00

Os 80 funcionários trabalham 14.400 horas, portanto o custo hora é de:

R$ 6,08. Como a eficiência é de 75%, a taxa hora será de R$ 8,12, ou a taxa por minuto será de R$ 0,1353.

Esta empresa gasta em média mensal R$ 50.000,00 com facções, portanto, seu gasto com MOD para produzir seus produtos é de R$ 137.680,00.

Vamos ver agora o valor do CF, custo fixo.

Todos os funcionários indiretos, porteiro, limpeza, administração, pilotagem, modelistas, PCP, encarregados, mecânicos, etc., tem seus salários somados e acrescidos dos mesmos itens da MOD, que somados aos outros tópicos do custo fixo, aluguel, materiais de manutenção de máquinas, agulhas,etc, totalizam R$ R$ 109.000,00. Ao dividir por R$ 137.680,00teremos o índice de 0,7917. Este será o índice de rateio dos custos fixos. Chamaremos de taxa de GGF, gastos gerais de fabricação.

Já podemos calcular agora o custo de produção, de um produto desta empresa, pois temos todos os dados necessários.

Vamos supor uma calça jeans.

CUSTO DA MATÉRIA PRIMA E SERVIÇOS

1,12 m índigo 8on. R$7,18 R$ 8,04

0,32 m forro R$3,05 R$ 0,98

1 pç. zíper metal médio 13cm R$ 0,65 R$ 0,65

3pç botão coco 32 R$ 0,15 R$ 0,45

45 m linha de costura ocre R$0,005 R$ 0,22

160 m linha de algodão 50 R$0,0025 R$ 0,40

0,380 kg. Lavanderia Stone azul R$13,00 R$ 4,94

1 um. Bordado floral dourado R$3,50 R$ 3,50 TOTAL MP R$ 19,18

CUSTO MÃO DE OBRA DIRETA

45 min. Tempo total de fabricação R$ 0,1353 R$6,08

CUSTOS FIXOS

0,7917 – Taxa de GGF sobre MOD R$4,82

CUSTO DE PRODUÇÃO R$ 30,08

Agora estamos prontos para a etapa final, o cálculo do preço de venda.

A fórmula para calcular o preço de venda, PV é:

PV = CP + MARK UP

Ainda falta termos os dados de Mark up, ou seja, tudo aquilo que incide sobre o preço de venda. Como não temos ainda o preço de venda, só podemos ter estes dados em porcentual. Vamos atribuir porcentuais para: tributos como ICMS, PIS, Cofins, prev. IR sobre lucro, comissões de vendas, frete, custo financeiro médio, royalts (quando tem marca ou personagens licenciados) e o lucro desejado.

Tributos 23,65%

Comissões representantes 8,00%

Propaganda e publicidade 2,00%

Frete distribuição 2,00%

Custo financeiro 45 dias 3,25%

Lucro desejado 15,00%

TOTAL MARK UP 53,90%

Voltamos a fórmula da equação acima, agora colocando índices em porcentual:

(PV) 100% = (CP) x + (MK) 53,90%

Onde: (CP) x = 100% – 53,90%

CP =46,10%

Pronto, sabemos que o custo de produção é de R$ 30,08 e que este valor representa 46,10% do preço de venda. É fácil chegar ao preço de venda, basta dividir o valor pelo porcentual e o resultado é:

PREÇO DE VENDA DESTA CALÇA JEANS R$ 65,25

Sabemos que os lojistas, dobram o preço que pagam,portanto, esta calça chegará ao consumidor por R$ 130,50, provavelmente a R$ 129,90.

A pergunta é: Ela vale este preço? O consumidor pagará? O que fazer se a resposta for não?


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