Estoque
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Então, como são feitas as previsões de demanda da sua loja? Ela garante que não faltem produtos para os seus clientes? Contribui para evitar que o capital financeiro fique preso em produtos não vendidos no estoque? Se a resposta para uma destas duas últimas perguntas for não, pode ser uma boa ideia melhorar a forma como você planeja a compra ou a produção da sua confecção/loja.
A previsão correta é essencial para minimizar os riscos de erros na sua empresa. Ela ajuda a melhorar as decisões de negócio, como por exemplo: é hora de aumentar o quandro de funcionários? É fundamental para maximizar o lucro da confecção ou loja, já que possibilita que o negócio esteja melhor preparado para aproveitar oportunidades, como maiores demandas de determinado produto.
Confira, abaixo, quatro cuidados importantes para garantir uma previsão de demanda bem feita:
Previsões a curto prazo
É uma regra bem simples, quanto maior o período da previsão, maiores são as possibilidades de erro. O comportamento do consumidor pode mudar muito em um ano. Por isso, previsões longas demais não são tão eficientes quanto as de curto prazo. Busque fazer previsões para três meses – tempo suficiente para preparar a produção e em que não há tantas mudanças no mercado.
Mantenha suas vendas sob registro
O principal indicador da previsão de demanda são as vendas que aconteceram no passado. Com estes dados, é possível prever o comportamento do consumidor no futuro. Claro que é preciso considerar outras variáveis, como: situação econômica do país e entrada no mercado de novos concorrentes diretos, por exemplo.
Saber exatamente como foi a venda dos produtos na última coleção, ou no último semestre, é essencial para uma previsão bem sucedida. Não esqueça de descontar os cancelamentos e as devoluções. Mantenha estes dados bem registrados e, preferencialmente, facilite o acesso a eles.
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Mão de obra
A previsão de demanda deve sugerir várias das decisões tomadas pela gestão. Em relação a estoque, volume de produção e também à quantidade de funcionários. Se for previsto que haverá uma maior demanda de produtos nos próximos meses, considere contratar alguns funcionários para suprir o trabalho a mais. Porém esta é uma decisão que deve ser muito bem avaliada: não deixe que o otimismo prejudique o seu negócio. Algumas vezes, aumentar a produtividade da equipe já é suficiente.
Produtos que não podem faltar
Um dos maiores erros na gestão está relacionado ao mau gerenciamento do estoque. Se sobrarem produtos, parte do capital da empresa fica retido, se faltar, você perde vendas. Este é um problema que uma boa previsão de demanda ajuda a solucionar. É preciso considerar quais são os itens responsáveis pela maior entrada de lucro no negócio. Estes são produtos que não podem faltar em estoque.
Já parou pra analisar como é feita a previsão de demanda na sua empresa? Compartilhe sua experiência, comente e deixe sua opinião, ela é muito importante para nós.
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