A impressão de Roupas em 3D trouxe a promessa de um futuro para a moda. Permitindo que você entrasse numa loja, tivesse suas medidas escaneadas e saísse de lá com uma roupa personalizada feita instantaneamente. Mas até o momento, essa situação ocorre apenas para o tricô 3D, um “primo” da impressão 3D. Esse processo usa fios de malha para produzir um item tridimensional completo. As máquinas de tricô 3D produzem blusas, jaquetas, vestidos e qualquer outra coisa que você pudesse fazer de tricô.
Marcas famosas já usam essa tecnologia em suas fábricas produzindo peças de vestuário. É o caso da gigante Adidas, que também está experimentando o tricô 3D em sua loja/fábrica pop-up KNIT FOR YOU. Sugerindo que esse conceito inovador poderia dominar a produção e varejo de moda nos próximos anos.
Os testes feitos pela Adidas emem Berlim fazem parte de um esforço para a produção mais rápida e personalizada. Na “loja fábrica” da marca, os clientes ao entrar, passam por uma varredura 3D do corpo. Para que a blusa seja feita com suas especificações de tamanho e cor e todo processo leva cerca quatro horas.
Exemplo também é o da Ministry of Supply marca masculina que está apostando no tricô 3D. Recentemente instalou máquinas em sua principal loja na cidade de Boston/EUA. Aman Advani, um dos co-fundadores da marca disse: “Este é o primeiro passo de um longo caminho para se criar um método de produção sustentável e personalizável que veio para ficar”.
A empresa está apostando que a “loja fábrica” será o futuro do varejo. Os benefícios são claros: o tricô 3D permite ao consumidor personalizar os itens com as suas especificações. Atendendo a crescente demanda por produtos totalmente personalizados.
O tricô 3D permite que as lojas tenham menos estoques. Pois cada peça de roupa só é criada quando há um cliente pronto para comprá-la. O que significa menos risco de peças encalhadas que não vendem e tem que ser liquidadas. Além do mais, a “loja fábrica” cria uma experiência envolvente, atraindo a clientela para visitar a loja física e assim, construir uma conexão pessoal com ele, ao invés de simplesmente fazer compras pela internet.
A clientela é capaz de personalizar a roupa de acordo com seu estilo pessoal e a máquina leva cerca de 90 minutos para tricotar. As máquinas de tricô 3D sem costura geralmente fazem produtos com qualidade superior, pois ao contrário do processo tradicional de corte e costura de roupas, que são montadas a partir de peças planas de tecido, uma roupa de tricô 3D sem costura é desenhada e produzida numa só peça, e em três dimensões, correspondentes à forma do corpo.
Caso a máquina de tricô 3D der o resultado esperado pela Ministry of Supply. A marca vai instalar outras máquinas em suas oito lojas. “Neste momento estamos bastante convencidos de que podemos produzir até um terço de nossa produção na loja, ou para atender o mercado online nos próximos dois anos”, disse Aman Advani.
O tricô 3D é capaz de criar detalhes, como cotovelos e ombros articulados que permitem um grande movimento. A máquina também produz menos resíduos do que uma peça de roupa tradicional. Onde sobram pedaços de tecido que acabam sendo descartados. As coleções da Benetton e Uniqlo incluirão itens feitos de tricô 3D sem costura. As marcas estão trabalhando em um novo sistema de produção baseado na tecnologia da japonesa Shima Seiki.
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A revolucionaria tecnologia de tricô 3D não mudou somente a fabricação de roupas mas a de calçados também. É o caso da empresa americana Rothy´s que vende sapatos femininos feitos de fios de garrafas de plástico recicladas. Eles também possuem solas, palmilhas e embalagens recicladas. Podem ser totalmente reciclados quando forem descartados seguindo as normas da economia circular.
Outra empresa americana a explorar a tecnologia do tricô 3D para calçados é a JS Shoes. Que desenvolveu um sapato unissex de malha com um design flexível, leve e respirável. Ele também não tem costura, graças à utilização de uma máquina computadorizada que faz tricô tridimensional utilizando a quantidade exata de fibra de algodão e poliéster, sem qualquer desperdício. Os sapatos da Rothy`s e JS Shoes não precisa de meias.
Com o passar do tempo espera-se que mais marcas de moda irão adotar a tecnologia de tricô 3D como um diferencial de personalização para o consumidor, o que a impressão 3D até agora não conseguiu fazer. Porém essas máquinas industriais custam caro, cerca de US $ 180.000, o que as torna inviáveis para marcas menores.
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