Roupas em 3D

Gostou? Compartilhe conhecimentos!

Roupas em 3D

A impressão de Roupas em 3D trouxe a promessa de um  futuro para a moda. Permitindo que você entrasse numa loja, tivesse suas medidas escaneadas e saísse de lá com uma roupa personalizada feita instantaneamente. Mas até o momento, essa situação ocorre apenas para o tricô 3D, um “primo” da impressão 3D. Esse processo usa fios de malha para produzir um item tridimensional completo. As máquinas de tricô 3D produzem blusas, jaquetas, vestidos e qualquer outra coisa que você pudesse fazer de tricô.

 

Marcas famosas já usam essa tecnologia em suas fábricas produzindo peças de vestuário. É o caso da gigante Adidas, que também está experimentando o tricô 3D em sua loja/fábrica pop-up KNIT FOR YOU. Sugerindo que esse conceito inovador poderia dominar a produção e varejo de moda nos próximos anos.

 

Os testes feitos pela Adidas emem Berlim fazem parte de um esforço para a produção mais rápida e personalizada. Na “loja fábrica” da marca, os clientes ao entrar, passam por uma varredura 3D do corpo. Para que a blusa seja feita com suas especificações de tamanho e cor e todo processo leva cerca quatro horas.

 

Exemplo também  é o da Ministry of Supply marca masculina que está apostando no tricô 3D. Recentemente instalou máquinas em sua principal loja na cidade de Boston/EUA. Aman Advani, um dos co-fundadores da marca disse: “Este é o primeiro passo de um longo caminho para se criar um método de produção sustentável e personalizável que veio para ficar”.

 

A empresa está apostando que a “loja fábrica” será o futuro do varejo. Os benefícios são claros: o tricô 3D permite ao consumidor personalizar os itens com as suas especificações. Atendendo a crescente demanda por produtos totalmente personalizados.

 

O tricô 3D permite que as lojas tenham menos estoques. Pois cada peça de roupa só é criada quando há um cliente pronto para comprá-la. O que significa menos risco de peças encalhadas que não vendem e tem que ser liquidadas. Além do mais, a “loja fábrica” cria uma experiência envolvente, atraindo a clientela para visitar a loja física e assim, construir uma conexão pessoal com ele, ao invés de simplesmente fazer compras pela internet.

 

A clientela é capaz de personalizar a roupa de acordo com seu estilo pessoal e a máquina leva cerca de 90 minutos para tricotar. As máquinas de tricô 3D sem costura geralmente fazem produtos com qualidade superior, pois ao contrário do processo tradicional de corte e costura de roupas, que são montadas a partir de peças planas de tecido, uma roupa de tricô 3D sem costura é desenhada e produzida numa só peça, e em três dimensões, correspondentes à forma do corpo.

 

Caso a máquina de tricô 3D der o resultado esperado pela Ministry of Supply. A marca vai instalar outras máquinas em suas oito lojas. “Neste momento estamos bastante convencidos de que podemos produzir até um terço de nossa produção na loja, ou para atender o mercado online nos próximos dois anos”, disse Aman Advani.

 

Roupas em 3D
Vestido de tricô 3D da Uniqlo.

 

O tricô 3D é capaz de criar detalhes, como cotovelos e ombros articulados que permitem um grande movimento. A máquina também produz menos resíduos do que uma peça de roupa tradicional. Onde sobram pedaços de tecido que acabam sendo descartados. As coleções da Benetton e Uniqlo incluirão itens feitos de tricô 3D sem costura. As marcas estão trabalhando em um novo sistema de produção baseado na tecnologia da japonesa Shima Seiki.

 

LEIA TAMBÉM

 

A revolucionaria tecnologia de tricô 3D não mudou somente a fabricação de roupas mas a de calçados também. É o caso da empresa americana Rothy´s que vende sapatos femininos feitos de fios de garrafas de plástico recicladas. Eles também possuem solas, palmilhas e embalagens recicladas. Podem ser totalmente reciclados quando forem descartados seguindo as normas da economia circular.

 

Outra empresa americana a explorar a tecnologia do tricô 3D para calçados é a JS Shoes. Que desenvolveu um sapato unissex de malha com um design flexível, leve e respirável. Ele também não tem costura, graças à utilização de uma máquina computadorizada que faz tricô tridimensional utilizando a quantidade exata de fibra de algodão e poliéster, sem qualquer desperdício. Os sapatos da Rothy`s e JS Shoes não precisa de meias.

 

Com o passar do tempo espera-se que mais marcas de moda irão adotar a tecnologia de tricô 3D como um diferencial de personalização para o consumidor, o que a impressão 3D até agora não conseguiu fazer. Porém essas máquinas industriais custam caro, cerca de US $ 180.000, o que as torna inviáveis para marcas menores.

 

Roupas em 3D, Roupas em 3D, Roupas em 3D, Roupas em 3D, Roupas em 3D, Roupas em 3D, Roupas em 3D, Roupas em 3D, Roupas em 3D, Roupas em 3D, Roupas em 3D, Roupas em 3D

Roupas em 3D

 

 


Result Place – Consultoria em Gestão Empresarial para Confecções de Atacado e Varejo

A Result Place Consultoria de Confecção em Fortaleza oferece:
Consultoria de Moda, Gestão de Marcas, Consultoria Comercial, Planejamento Estratégico, Gestão de Produção e Gestão Financeira. Consultoria de

Deixe um comentário