Confecção Sustentável e Peças Atemporais para Romper com a Ditadura da Moda

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Confecção Sustentável e Peças Atemporais para Romper com a Ditadura da Moda

Confecção Sustentável e Peças Atemporais para Romper com a Ditadura da Moda

Confecção Sustentável e Peças Atemporais para Romper com a Ditadura da Moda

 

Além de uma grande vontade de empreender, as sócias Camila Puccini e Melina Knolow resolveram abrir seu próprio negócio, a Conceito Ada. Unidas em torno de um objetivo comum: investir no conceito de slow fashion. Ou seja, a moda produzida de forma desacelerada, respeitando o tempo de confecção e às condições de trabalho de quem está envolvido.

 

A ideia surgiu há cerca de nove meses quando sentimos, como consumidoras, o quanto era difícil encontrar roupas produzidas de forma sustentável, valor acessível e design atemporal”, conta Melina.

 

Assim Camila, bacharel em Design de Moda e pós-graduada em Modelagem do Vestuário., passou a se dedicar exclusivamente à empresa. Já Melina, estudante de Ciências Sociais, continuou trabalhando como Assessora na Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e., paralelamente, atua como sócia da Conceito Ada.

 

Foco nos diferenciais

Segundo as sócias, a Conceito Ada se baseia nos seguintes pilares: slow fashion, veganismo, feminismo, sustentabilidade, consumo consciente e minimalismo.

 

“Concordamos em trabalhar com um modelo de produto já utilizado por indústrias como a calçadista e de móvei. Optamos por não utilizar nenhuma matéria prima de origem animal e todas as nossas peças são feitas à mão, com fibras naturais e 100% brasileira. E como são atemporais, ou seja, não seguem as tendências da moda, libertam a mulher do consumismo desenfreado”.

 

Atentas ao controle de qualidade de cada peça, as empreendedoras não terceirizam nenhuma etapa produtiva.

 

As referências têm uma quantidade máxima entre cinco e cinquenta unidades., para trazer exclusividade a quem as veste e ter limite produtivo. Além disso, cada modelo recebe o nome de uma mulher, escolhido cuidadosamente.

 

“Evitamos os ícones, nossa proposta é dar visibilidade e voz às mulheres que, apesar de pouco conhecidas, ajudaram a construir o feminismo”.

 

Parceria atuante

Há cerca de dois meses as sócias contrataram uma estagiária para auxiliá-las na produção das peças., e estão em busca de um contador para ajudá-las nas questões fiscais.

 

“Procuramos consultar profissionais da área sempre que necessário, mas somos nós que atuamos à frente da gestão da empresa. Administramos as redes sociais, e-mails, financeiro, desenvolvimento do site, cadastro de produtos, pagamentos e a entrega, bem como a logística de produção como um todo: desde a criação e modelagem até a confecção das peças”.

 

 

 

Nunca é fácil

Como qualquer novo negócio, o início é sempre conturbado e cheio de incertezas.

 

“Começamos sem capital de giro, nosso primeiro investimento foi baixo e feito no crédito, somente para a compra de materiais para confeccionar os vestidos que produzíamos. Nosso maior medo era de não poder pagar as dívidas contraídas. Mas, desde o primeiro mês, arrecadamos mais que gastamos. E com o passar do tempo já obtivemos lucratividade para reinvestir na marca”.

 

Estratégias pontuais

A Ada iniciou há menos de um ano. Mas, apesar de nova, já alcançou resultados expressivos.

 

“Quando lançamos a marca e a loja online, nosso objetivo era levar os produtos aos quatro cantos do Brasil”.

 

A primeira venda online realizada pela empresa foi para Natal (RN). Em seguida, as sócias resolveram adotar outras estratégias para alavancar as vendas. Assim, entraram em dois portais online de curadoria de marcas.: o +Alma, que reúne artistas e designers brasileiros, e o OAK – One of a Kind., que conta com um time de marcas gaúchas e uma curadoria de bazar online para promover a reutilização de peças. Além disso, as sócias participam de feiras e eventos mensais em Porto Alegre e São Paulo.

 

“Para aumentar a proximidade com a cliente., conseguir compreender melhor suas necessidades e estabelecer um relacionamento que não se alcança digitalmente., em outubro abrimos uma loja física, o Coletivo 828. Localizada em Porto Alegre, une mais seis marcas de vestuário, acessórios e decoração. As peças são criadas e planejadas por mulheres, todas elas do Rio Grande do Sul”.

 

Atenção à comunicação

Desde o início focaram muito nas mídias sociais, principalmente no Instagram., para divulgação orgânica de produto e serviço.

 

“Nossa estratégia foi tornar o perfil empresarial mais pessoal, mostrando o nosso dia a dia, compartilhando os processos de produção, acontecimentos, eventos e parcerias. Esta decisão foi crucial para mostrar ao público os nossos pilares, e receber seguidores que compartilham das mesmas opiniões. Hoje mais de 70% das nossas vendas são geradas através de seguidores do Instagram”.

 

Além disso, a empresa conta com algumas parceiras para divulgação de sua marca! A escolha, segundo Melina, é feita com muito cuidado.

 

“Para fazer parte do time é preciso se identificar com os nossos pilares. Selecionamos através de fundamento, estilo, linguagem e engajamento, muito mais do que pelo número de seguidores que a pessoa tem”.

 

Recentemente a Conceito Ada começou a usar o e-mail marketing para pessoas cadastradas, e tem obtido um bom retorno! confecção sustentável

 

“Dificilmente usamos publicidade paga nas redes, quando utilizamos é para a divulgação de algum evento ou bazar”.

 

Para a frente é que se anda

Melina acredita que no empreendedorismo não há espaço para arrependimento. confecção sustentável

 

“O passado não é passível de mudanças. Olhamos para trás somente para aprender e nunca para criar expectativas do que poderia ter sido realizado. Preferimos focar em tudo que conquistamos e ainda iremos conquistar”.

 

De olho no futuro, as sócias pretendem lançar um novo site em março de 2017, quando a Conceito Ada completará um ano. confecção sustentável

 

“Hoje temos um site mais focado nas vendas, com uma explicação básica sobre os produtos, processos e quem está por trás. No novo projeto queremos explorar outras questões, explicar ao consumidor nossas parcerias, meios de produção, pilares, escolhas e novos projetos, além de contar com o espaço da loja virtual. Outro plano que estamos desenvolvendo é o lançamento da nossa linha infantil. Também queremos lançar nossa linha de peças com tecido orgânico e lançar algumas colaborações de cocriação”.

Concluem.

 


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