A Arte da Guerra na Gestão de Confecções

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A ARTE DA GUERRA NA GESTÃO DE CONFECÇÕES

O livro “Arte da Guerra” foi, até alguns anos atrás, muito importante para militares, somente para os militares. Mas, hoje em dia pode ser considerado como um best seller de cabeceira de muitos executivos espalhados por todos os cantos do mundo, inclusive dos grandes nomes da industria da Moda. Produzido originalmente em tiras de bambu, foi escrito há quase 2.500 anos por um general-filósofo chinês chamado Sun Tzu. É composto de 13 capítulos com 352 citações cada.

 


Apesar da idade, ainda é considerado como o mais completo tratado sobre a “Guerra”, abordando três níveis de planejamento militar ( estratégico, operacional e tático ).

A Arte da Guerra na Gestão de Confecções

📌Os principais pontos abordados por Sun Tzu para a aplicação na “guerra”, incluindo dos negócios, são:

 

1) Planejamento como chave para a vitória

Planejar é pensar no futuro. É projetar um conjunto de ações para atingir um resultado claramente definido. Planejar é organizar o pensamento.

O empresario precisa se conscientizar da importância do planejamento. Principalmente o empresario de confecção, onde o planejamento de compras e de coleções fazem bastante parte da rotina do negocio. Mas, esses planejamentos não são tudo. Como você quer estar em um ano. Em cinco anos. Planejar é estratégico, agir é tático! Arte da Guerra

 

2) Necessidade da mobilização de todo o Estado para a guerra

Os diversos setores de uma empresa (comercial, produtivo, financeiro) devem trabalhar harmonicamente, pois só assim resultará a sinergia empresarial necessária ao sucesso. Normalmente, uma decisão em um setor afetara os outros setores. Por exemplo, se o setor comercial decidir aumentar as vendas com um certo produto, afetara o setor produtivo em sua organização e o setor financeiro aumentando os investimentos na matéria prima do produto. Arte da Guerra.

 

3) O desenvolvimento das estratégias da dissuasão e da aliança

É mostrar-se forte para resistir às investidas dos concorrentes. É aliar-se a quem possui objetivos semelhantes. É transformar colaboradores e fornecedores, e até mesmo concorrentes em parceiros. Incentivamos muito essa característica entre nossos clientes de consultoria. Tornar concorrentes em parceiros tem feito a diferença. Arte da Guerra.

4) A importância do conhecimento do terreno

Somente ganha aquele que bem conhece e bem utiliza o terreno da batalha. O terreno no mundo dos negócios é o mercado em que se esta atuando. Conhecê-lo bem é obrigação de toda a empresa. Devemos conhecer profundamente nossos concorrentes, nossos fornecedores, as regras comerciais e, principalmente, nossos clientes. Tem empresário que joga vôlei com regras do futebol. Para isso, manter-se atualizado, informado e pesquisando constantemente e fundamental! Arte da Guerra.

 


Result Place – Consultoria em Gestão Empresarial para Confecções de Atacado e Varejo

A Result Place Consultoria para confecção em Fortaleza – CE está fortemente ligada à gestão de marcas,
consultoria comercial, planejamento estratégico, gestão de produção e financeira.

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