8 DICAS PARA AUMENTAR AS VENDAS DA SUA LOJA
É hora de agir, é hora de analisar como impulsionar as vendas, é hora de ter pulso e atitude. NÃO DE RECLAMAR.
Leiam pontos importantes que o lojista deve considerar na hora de fomentar o aumento das vendas:
1. Evite atropelos
Pode parecer óbvio, mas ainda há muitos lojistas que passam por cima do planejamento e tomam decisões impulsionadas pela emoção. Agir por impulso, simplesmente reduzindo preços, sem estudar o cliente ou adotar qualquer estratégia, pode trazer péssimos resultados em vez de solucionar o problema. Depois de decidido o caminho, uma implantação rápida pode ser um passo decisiva para o sucesso. VENDAS.
2. Trabalhe no seu diferencial
Atirar para todos os lados pode acabar comprometendo o desempenho da empresa. Para potencializar as chances de sucesso, identifique o diferencial competitivo do negócio – como preço, qualidade, marketing – e aposte nele. Também é fundamental entender as necessidades do seu cliente. Ao focar em um público, a empresa se torna competente e adquire mais diferencial. VENDAS.
3. Arrume a casa
Antes de pressionar os vendedores por mais resultados, reveja os processos da empresa. A má gestão de metodologia comercial e dos recursos podem acabar comprometendo os números, mesmo com um bom time de vendas atuando à frente de sua loja. Não basta improvisar, procure a ajuda de especialistas. “O empresário precisa entender que a empresa necessita de conhecimento”, diz o professor Antônio L. Terassovich, da FIA. Noções de gestão comercial, de pessoas e de contabilidade, por exemplo, são competências essenciais que o gestor de uma pequena ou média empresa deve possuir. Se ele não tem umas das competências, ele tem três alternativas: contrata, terceiriza ou arruma um sócio que supra as necessidades. VENDAS.
4. Entenda o seu cliente
Conhecer o seu cliente e suas necessidades é a melhor maneira de trazer mais ofertas relevantes para ele. É preciso entender se ele prioriza qualidade, preço, atendimento ou produtos diferenciados. Também é fundamental compreender quais são as demandas de todos os elos da cadeia. A confecção deve entender as necessidades do atacadista – como a frequência de troca de coleções ou volume necessário para cada compra -, mas também deve estar atenado ao gosto do cliente final, ajustando seu produto ao público alvo. VENDAS.
5. Faça uma análise 360º
Tanto fatores internos quanto externos podem influenciar a performance das vendas da confecção. Então, não basta olhar o interior da casa, é preciso olhar ao redor também. O empreendedor deve analisar se o mercado está bem ou em crise. Se as empresas do meu segmento vão bem e a minha não, tem algo de errado com ela. Se alguém está conseguindo, está fazendo algo que eu não estou fazendo. Então, a concorrência deve ser estudada, para identificar em que ponto ela é mais competente.
6. Qualifique seus vendedores
O treinamento do vendedor é o que dá o retorno imediato à empresa. Mas, infelizmente, a prática não é adotada no Brasil como é em outros países, pois o empresário vê a capacitação como uma despesa. O pequeno e médio empresário perde mais tempo cortando gastos do que investindo. Esquece que existe o custo de fazer, mas existe um custo muito maior que é o de não fazer. Encare a qualificação como investimento e treine sua equipe de vendas, seja com ações internas ou recorrendo à ajuda de terceiros. VENDAS.
7. Amplie seu mercado
Expandir o negócio para outras regiões é um caminho para engordar as receitas. A vantagem da moda no atacado é não depender de seu shopping! Pode vender para todo o Brasil e o mundo. Expandir geograficamente ou buscar novos clientes pode colocar a empresa em outro patamar de faturamento. É fundamental, no entanto, fazer uma análise completa para verificar se o caixa da empresa está saudável o suficiente para financiar a expansão. Na confecção, a empresa financia o próprio crescimento… VENDAS.
8. Tome cuidado ao mexer com preços
Pode parecer uma estratégia óbvia para atrair clientes, mas a ideia de baixar os preços nem sempre é a mais inteligente. Baixar é fácil, mas depois como aumentar? Diminuir o preço traz retorno imediato ao fluxo de caixa, mas nada impede que a concorrência também diminua para atrair consumidores. Aí a briga fica por preço, não por diferencial. A precificação é uma das estratégias mais delicadas: é fácil de mexer, mas difícil de entender. VENDAS.
Result Place – Consultoria em Gestão Empresarial para Confecções de Atacado e Varejo
A Result Place Consultoria para confecção em Fortaleza – CE está fortemente ligada à gestão de marcas,
consultoria comercial, planejamento estratégico, gestão de produção e financeira.