Porque Conhecer Seus Concorrentes?

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Porque Conhecer Seus Concorrentes?

 

Porque Conhecer Seus Concorrentes? Provavelmente sua empresa atua no setor de moda e confecções, então, fique atento: é importantíssimo conhecer bem quem são seus concorrentes e como atuam. Assim, você consegue criar diferenciais para sua empresa se destacar no mercado. Primeiramente você deve fazer uma análise de mercado criteriosa sobre como seus atuais concorrentes atendem. Para então, poder conquistar uma fatia dos consumidores desses concorrentes. Conquistar aqueles clientes que não estão sendo atendidos, ou mesmo, unir-se à eles.

Descobrir quem são os concorrentes da sua confecção não é tão simples quanto pode parecer num primeiro momento. Nos dias de hoje, é preciso ficar atento aos concorrentes com presença nacional. A partir da globalização e também da Internet, a diversidade de produtos confeccionados e comercializados é imensa e conhecer a concorrência exige um pouco mais de trabalho do que há alguns anos. O mercado está extremamente competitivo e a entrada e saída de concorrentes ocorrem com uma velocidade muito grande.

 

Tipos de concorrentes

Após verificar a concorrência, é possível fazer comparações com o desempenho do seu negócio. Boa parte dos seus concorrentes é formada por quem produz uma linha de itens igual e para o mesmo perfil de clientes da sua empresa. Nesta situação, ele atua também na mesma faixa de preço, com um mesmo tipo de negócio. Resumindo, são aquelas indústrias que trabalham com produtos semelhantes àqueles que você se vende.

Existem também, os concorrentes que são as indústrias que produzem a mesma linha de produtos, para um mesmo público-alvo, com uma mesma faixa de preço, mas cujo alcance é diferente da sua empresa. Por exemplo, você tem uma pequena indústria e o concorrente é um fabricante maior e instalado noutra região do Brasil, com perfil diferente do local onde você atua.

Por outro lado ainda há os concorrentes que fabricam a mesma linha de produtos, porém, alcança consumidores com uma estratégia diferenciada e agressiva. Vale lembrar que, em relação aos três tipos de concorrentes citados acima. É ideal para conhece-los bem, ser cliente deles para saber como atuam, com quais preços, usando quais ferramentas de relacionamento e com que tipo de comunicação com os públicos.

 

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Observe também

Olhe o mercado como um todo, acompanhe sempre as variações que acontecem em relação ao seu negócio. Anote quantos clientes entram em contato com a sua empresa e, do total, quantos realmente fecham negócio. Fique atento para saber se alguma marca ou um setor específico da economia está promovendo linhas de crédito de longo prazo ou promoções. Esta constatação é importante para você poder dimensionar que impacto haverá para o faturamento da sua empresa.

Crie,uma relação dos seus clientes que são frequentes. Classificando se estão comprando mais ou menos produtos e se estão gastando mais ou menos com sua empresa. Se notar que está havendo uma variação importante com a maioria desses clientes, é muito provável que alguma movimentação anormal esteja acontecendo no mercado. Entenda o que é e planeje ações de emenda para serem implantadas assim que for possível.

 

Como se destacar?

Há aspectos que também precisam ser avaliados, por exemplo: Encontrar em que pontos seus principais concorrentes estão se destacando. O que os torna mais competitivos? É por meio dos preços, comunicação, especialização, produtos, qualidade superior ou atendimento? Às vezes, o concorrente está conseguindo trabalhar com uma estrutura mais enxuta que a sua e, com isso, está sendo mais eficaz.

Ou então, você vai chegar à conclusão de que há a necessidade de investimento no seu negócio para se diferenciar. Outro ponto importante é identificar as necessidades dos clientes que não vêm sendo atendidos pelos concorrentes.

 

Que ações você vem realizando para conhecer concorrentes? Divida conosco suas experiências!

 

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