5 Erros que Confecção de Moda Não Devem Cometer
Confecção de Moda.
Abrir o próprio negócio é um sonho para muita gente, mas existe seus perigos. É comum iniciantes e até pessoas mais experientes cometerem erros nesse processo. Por isso vamos listar os 5 erros mais comuns de empresas de moda, e como evitá-los. Confecção de Moda.
1. Fazer um mau planejamento
Ter um negócio de moda, uma confecção, exige um bom investimento de capital em um mercado de alta competitividade e com sazonalidade de demanda: não dá para vender roupa de inverno no verão e vice-versa.
Para dar certo, é preciso um planejamento financeiro: calcular gastos, riscos, investimentos e capital de giro com antecipação. Baseado nisso, compreende-se como lidar com a produção e com o estoque, para evitar que encalhes levem a empresa a ficar sufocada financeiramente. Confecção de Moda.
Uma boa dica é preparar um plano que indique os investimentos necessários e o formato de precificação dos seus produtos. Opções como terceirização e financiamentos poderão ser consideradas com mais clareza quando se está em dia com o planejamento.
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2. Não conhecer o mercado no qual está entrando
Ter uma confecção exige pesquisa e conhecimento do setor. É preciso saber como ele funciona desde à concepção dos produtos até a comercialização. E quais características mais desejadas pelos clientes, além das armadilhas que existem pelo caminho. Com certeza, a falta de experiência será o seu mais alto custo.
No mercado de moda, dinâmico e competitivo por natureza, não acompanhar as mudanças e tendências é um erro que pode custar caro. As estratégias que usamos com nossos clientes em 2013 já não serviram em 2014. Foi assim em 2015 e 2016. Agora em 2017, também já atualizamos nossa metodologia com nossos clientes. E isso não se resume somente às coleções: o processo de gestão, de marketing, de comercialização e produção, assim como os equipamentos, vive em constante evolução. Confecção de Moda.
3. Descuidar do estoque
Não dá para trabalhar com moda e confecções sem uma boa gestão de estoque. Pecar no registro das movimentações, deixar de fazer previsão de demanda, não conhecer como giram os produtos e os custos operacionais do estoque, assim como fazer essa gestão confiando em controles manuais, são erros que podem custar caro e te fazer perder vendas.
4. Ter uma baixa integração com o mercado
Quem não estuda o mercado e sua cadeia de valor não sabe onde procurar parceiros. Hoje é comum a criação de redes de parceria que unem ateliês, fornecedores de matérias-primas, confecções, distribuidores de atacado e grandes cadeias varejistas.
Saber o momento de se diferenciar e buscar novos nichos, também é essencial para aumentar as possibilidades de sucesso. Quem não desenvolve seu network e não se integra arrisca-se a perder várias oportunidades.
5. Acreditar que as dificuldades são difíceis de superar
Poucos negócios exigem uma administração tão complexa como a confecção. Mas, exatamente por serem tão comuns, que as dificuldades têm, na sua maior parte, soluções bem conhecidas. Mapear os processos, com ajuda de sua equipe, é a melhor forma de encontrar soluções.
Ouça as ideias deles. Pesquise nos livros, revistas e na internet sobre como outras empresas resolveram esses gargalos. Você perceberá que as soluções muitas vezes são mais simples do que você pensa.
Você também poderá sempre contar com a ajuda de uma consultoria especializada: nós! =)
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