Minha História de Sucesso, Com Eduardo Noronha (Dhorum)
Com os conhecimentos adquiridos na Mentoria da Result Place, Eduardo Noronha, vem obtendo excelentes resultados para sua grife de moda feminina Dhorum.
Antes de iniciar a Mentoria RP, a Dhorum possuía 3 lojas. Hoje possui 10 lojas e está presente em 8 Estados. Saiba um pouco mais sobre esta trajetória de sucesso:
Há mais de 11 anos no mercado de moda cearense, a Dhorum visa principalmente a qualidade e originalidade dos seus produtos. A grife cria as coleções especialmente para a mulher brasileira, com modelagens, estampas e cores que se adequam ao seu estilo de vida.
A fabricação é própria e contam com uma equipe especializada de estilistas, modelistas, designers e consultores de moda. Prezam por um maquinário de ponta e com o know-how de seus funcionários, produzem em grande escala para suprir a demanda das lojas de atacado em Fortaleza e franquiados em todo o Brasil.
Hoje, a marca está bem posicionada no mercado de moda feminina e continua com os seus sonhos de expansão. Tivemos a oportunidade de entrevistar Eduardo Noronha, sinônimo de competência e simpatia, que está à frente deste crescimento. Veja o que ele tem a nos dizer:
* Trechos da entrevista com Eduardo Noronha
OS RESULTADOS ALCANÇADOS
- Aumentou faturamento em 100%;
- Cresce ano após ano, sem dar cabimento à "crise";
- Equipe estruturada e setorizada;
- Organizou o Setor Comercial, Financeiro e Produtivo;
- Maior desempenho nos resultados de Marketing;
- Melhorou o desenvolvimento de novos produtos;
- Tecnologia de ponta mantendo a qualidade no mais alto nível do Brasil;
- Aumentou a carteira de grandes clientes;
- Aumentou Market share em oito Estados;
- Preparando-se para vender para fora do Brasil!
Nesse trecho da entrevista, Eduardo fala sobre a importância do trabalho da Result Place no sucesso de sua empresa.
LEIA A ENTREVISTA COMPLETA
Result Place – Descreva você e o que você fazia antes da Dhorum.
Meu nome é Eduardo Noronha, tenho 35 anos, sou proprietário da Dhorum Moda Feminina da cidade de Fortaleza no Estado do Ceará.
Bom, antes da Dhorum eu trabalhava no setor comercial de uma empresa multinacional, eu trabalhei aproximadamente 9 anos no setor comercial da empresa, que eu atendia os maiores clientes dela no Estado do Ceará. Isso trouxe uma certa bagagem da área comercial para o meu negócio, então foi muito importante essa minha vida como comercial, pois trouxe muita coisa para dentro da minha empresa
Result Place – Como surgiu a DHORUM?
A Dhorum surgiu de um sonho da minha esposa na realidade. Eu nunca pensava em trabalhar no segmento de confecção de moda, de jeito nenhum. A minha esposa não, ela sempre teve esse sonho. Então, nós casamos e ela tinha essa atividade como um hobby inicialmente. Ela fazia a compra dos insumos aqui na cidade de Fortaleza mesmo, nas companhias de tecido, fabricava aquele pouco e revendia para suas amigas. O interessante é que ela sempre focou no atacado, nunca teve interesse em varejo.
Então, ela fabricava e já vendia para o atacado, e isso começou dentro de um quarto. Então, assim quando casamos, eu vi algo especial nisso porque eu não entendia isso como um negócio para mim, eu entendia realmente como algo que era para ela. Na época ela fazia faculdade na área da saúde, totalmente diferente de moda, mas ela sempre teve esse sonho e esse dom da moda.
Porém quando eu comecei a ver os primeiros resultados desse trabalho, algo me despertou e eu falei: ”rapaz… esse é um segmento que eu nunca pensei, mas que é muito interessante” porque eu vi o resultado no pouco que ela fazia e o trabalho começou a me despertar também uma curiosidade.
“Então, a Dhorum começou no sonho da minha esposa. Ela tirou esse sonho da cabeça e foi para o concreto, começou a fabricar poucas peças no começo, e isso começou a pegar um corpo.”
Foi quando saí da iniciativa privada, e decidi não retornar mais. Eu pensei no que podíamos alcançar através de um sonho da minha esposa, começamos realmente bem debaixo, foi dando certo. Os desafios começaram a surgir, e que não são poucos, são muitos.
O processo de criação de moda é muito surpreendente e envolvente. Então assim, eu não tinha realmente a intenção de trabalhar com isso, porém, quando comecei a me envolver através da minha esposa, me apaixonei, hoje nós vivemos moda, eu e a minha família vivemos moda.
Hoje nós alcançamos alguns patamares que se você me perguntasse há quase 11 anos atrás, se eu imaginava, não haveria o perigo de falar que trabalharia com moda, que conseguiria chegar onde chegamos e estamos ainda caminhando para chegar mais além.
Então assim, a Dhorum surgiu dessa forma, vamos vencendo esses desafios que o mercado impõe, mas com muito sucesso e com muita garra aprendemos muito.
“Porém, com pessoas como o Allan através da RP, foi que trouxe bagagem, porque no começo é tudo muito simples, porque a operação é pequena, sendo que quando você começa a aumentar isso exponencialmente, começam a surgir outras necessidades e você tem seu limite do que você consegue executar. “
Faltava o conhecimento mais aprofundado do negócio para alcançar outros patamares, foi onde eu decidi buscar uma consultoria, e foi onde a RP entrou na Dhorum e nas nossas vidas, foi o divisor de águas porque trouxe muita inovação para a gente, e nos deu uma luz muito forte do que podemos fazer para alcançar os próximos patamares que desejávamos.
O nosso conhecimento nos levou até ali, dali em diante, o nosso conhecimento poderia nos levar para um caminho que talvez não fosse interessante. Então decidimos procurar uma ajuda e realmente fiquei muito satisfeito porque foi algo muito importante para a empresa.
Result Place – Quais as maiores dificuldades encontradas na trajetória da Dhorum?
Foi o equilíbrio, o equilíbrio de produção e venda. No começo, isso é muito desafiador porque o nosso segmento de atacado é muito diferente do meu segmento que eu vinha, lá era “venda-venda”, entregou para o cliente é a venda realizada e acabou, aquele produto não tinha devolução.
No começo quando nós começamos a aumentar os níveis de produção isso era um impasse muito grande, porque nós tínhamos que produzir algo, que nós sabíamos que não ia ser vendido 100%.
Porém, nós temos que equilibrar essa produção com essa venda, no começo isso era muito confuso para a gente, porque existiam meses que nós produzimos que faltava, então todos diziam: “produziu pouco, vamos produzir mais”, os parceiros comerciais cobravam e quando a gente aumentava algum percentual, a gente via uma sobra que não era para acontecer. Isso era muito desafiador e foi uma barreira muito grande para a gente conseguir vencer. O equilíbrio do estoque realmente era a dificuldade que nós sentíamos.
Result Place – Qual é o próximo passo da Dhorum?
Nós estamos começando no trabalho com e-commerce agora, mas o que nós estamos querendo mais, é fortificar a marca. Eu creio que fortificar a marca significa a expansão.
Nós estamos em oito estados, então assim, nós temos muito mercado ainda nos próprios estados que nós estamos, para alcançar. É lógico que dentro do plano de expansão, existem outros estados a serem alcançados nos próximos anos, a expansão em lojas não cessou. Nós temos isso muito bem traçado para os próximos anos, sendo que em paralelo também nós estamos fazendo um trabalho muito forte na marca.
RP – Qual a meta de longo prazo da Dhorum?
A nossa visão de futuro para a Dhorum, num futuro a longo prazo, é realmente estabelecer o número ideal para atender todo o território brasileiro. Nós estamos começando um trabalho muito pequeno de estudo ainda, para ser um negócio bem firme de exportação, estamos começando isso junto a uma empresa especializada, mas para isso acontecer, realmente nós temos que fazer o dever de casa.
Dentro do nosso país, é o que nós estamos fazendo. Porém, esse trabalho de exportação já começou a ser estudado, já estamos em contato com empresas especializadas que fazem todo esse trabalho de forma correta e no seu tempo correto.
RP – Tem algum conselho para os empresários que estão iniciando no segmento da moda?
“Resiliência, perseverança, não só na moda…, mas a moda ela instiga mais isso em você, então você que é empreendedor no Brasil, que tem o desejo de ter o seu negócio de moda, e ver o seu negócio de moda alcançar o sucesso e patamares que você deseja, você tem que ter muita resiliência.“.
Você tem que ter muito foco no que você realmente quer, porque fácil não vai ser, nada vem fácil, porém é algo muito prazeroso. A moda lhe traz prazer, e eu creio que quando você tem prazer junto com o resultado, é a receita perfeita.
Mas, para você ter isso, logicamente vai ter o caminho a ser percorrido e esse caminho muitas vezes nele podem existir ladeiras, pedras… que você tem que ultrapassar, então se você não tiver resiliência e perseverança, eu indico o que você estude melhor o que você pensa. Não só para moda, mas para tudo.
Para empreender no Brasil, acho que são requisitos básicos. Você tem que ter realmente muita perseverança e resiliência.
RP – Existe alguma curiosidade na história da Dhorum que te marcou?
Algo que fica muito na minha memória quando nós começamos a alguns anos atrás… eu me lembro que quando começamos, nós vendíamos para pessoas que eram próximas, então isso começou a multiplicar, multiplicar… começou a vir a primeira loja, a contratação da nossa primeira funcionária comercial, é algo que fica muito na minha mente…
E eu lembro muito bem de um dia que nós fomos para um evento e não era nada relacionado a moda, era um casamento e foi a primeira pessoa que eu vi vestindo a minha marca que eu não fazia a mínima ideia de quem era. Foi muito surpreendente, porque parecia que a gente não tinha noção do que isso era algo que estava começando a crescer, de uma forma que nós íamos alcançar pessoas inusitadas, pessoas que nós não conhecíamos e situações que iam fugir do nosso controle.
No começo eram só amigos que compravam, então, quando começou a aumentar isso(…) Eu me lembro que era um casamento, vi a pessoa vestindo uma peça, aí eu falei para minha esposa: “Daniele, aquela peça ali é da Dhorum? ”, aí quando ela olhou ela disse: “É sim!”, foi muito engraçado, a empresa tinha meses, estava crescendo exponencialmente e estava um negócio muito legal. Eu me lembro que foi muito marcante, você começar a ver realmente pessoas acreditarem no seu projeto e botar isso para frente, então é algo que é muito marcante: a primeira pessoa que eu vi vestindo a nossa moda.
Result Place – Consultoria em Gestão Empresarial para Confecções ou Lojas de Atacado e Varejo
A Result Place Consultoria de Confecção em Fortaleza oferece:
Consultoria de Moda, Gestão de Marcas, Consultoria Comercial, Planejamento Estratégico, Gestão de Produção e Gestão Financeira.