Como lidar com um funcionário que dá resultado, mas não obedece?

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Como lidar com um funcionário problema que dá resultado, mas não obedece?

O funcionário problema traz esse dilema: o que considerar mais importante: O cumprimento das regras da empresa ou

a entrega dos resultados de acordo com o desejado?

Essa questão é bem interessante para os empresários, pois coloca em cheque dois valores importantes para a organização:

disciplina e resultado.

Toda empresa possui normas e procedimentos a serem seguidos, mesmo que não esteja de forma explícita.

E para serem seguidas, o gestor precisa que sua equipe tenha disciplina.

Mas, focar na disciplina em detrimento da entrega de bons resultados pode ser um entrave para a empresa,

pois não podemos esquecer que ela vive de resultados financeiros e que, sem eles, não há como remunerar

os colaboradores.

 

Por outro lado, se algum colaborador dá excelentes resultados para a empresa, mas é uma pessoa indisciplinada, ela servirá de mau exemplo para o restante dos colaboradores.

O que fazer? Se o chefe não tomar uma atitude perante a indisciplina poderá perder moral com os outros colaboradores e gerar um descontrole interno.

 

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Como Agir?

 

Por exemplo, no que diz respeito ao horário de trabalho, há sérias implicações no ambiente da empresa, tais como:

A. Incentivar para que os outros funcionários também se sintam no direito de não cumprir com os horários e cheguem atrasados;

B. Comprometerá a imagem do líder, pois o grupo perceberá a tolerância da chefia com a indisciplina e isso será visto como uma fraqueza do gestor;

C. Antes você tinha problema com apenas um colaborador e agora terá com a equipe inteira!

 

Nessas situações, a chefia deve conversar particularmente com o colaborador em questão, ressaltando sua qualidade que

é a entrega de resultados.

 

Mas, em seguida, pontue especificamente sobre o comportamento a ser melhorado, dando exemplos de situações reais

que ocorreram e os prejuízos causados por este comportamento.

 

Tente descobrir nesta conversa, os motivos que o levam ao comportamento e o ajude a encontrar a solução.

 

Essa etapa é muito importante, pois além de mostrar uma solução talvez desconhecida pelo colaborador, você também demonstrará seu interesse em ajudá-lo.

 

Ao fim da conversa, mostre os ganhos que a mudança de comportamento poderá trazer para ele e para a empresa.

 

Se depois desta etapa o funcionário não melhorar o comportamento nem mostrar esforço para tal, a liderança deve tomar uma atitude mais efetiva.

 

Sugiro que nesta fase a chefia se utilize de ferramentas pouco utilizadas em muitas empresas, como advertências por escrito e suspensão. Às vezes, passar um tempo em casa para por a cabeça no lugar pode funcionar.

 

Caso o funcionário retorne da suspensão com o mesmo comportamento, o mais recomendável é a sua substituição. Como dizemos em consultoria, use a regra dos 4 T’s: Treine, Treine, Treine… quer aprender não? Troca!

 


Result Place – Consultoria em Gestão Empresarial para Confecções de Atacado e Varejo

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