As novas dinâmicas da indústria da moda pós pandemia

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  Sabemos que a moda sempre marcou épocas e mesmo com as mudanças de hábitos de consumo devido a proporções do corona vírus, ela nunca ficou de lado.

À medida em que todos precisavam ficar em casa por causa do distanciamento social, veio aos poucos a percepção de novas fronteiras entre a vida social e a profissional, sem contar as atividades do dia a dia que foram adaptadas e compartilhadas de algum modo.

Em um estudo da mckinsey que aponta uma mudança nos hábitos de compra que, quando ocorre, é de modo online e com uma preferência por produtos voltados ao bem-estar físico e mental. Dessa forma, tornou-se comum que as roupas passassem a dividir lugar com objetos como faixas elásticas, pesos e tapetes de yoga no closet.

Também se criou uma perspectiva mais sustentável , com maior transparência em relação ao impacto da indústria da moda na natureza, o que gerou questionamentos sobre os tipos de materiais que impulsionam modelos de negócio alinhados à economia circular.

Assim, ao seguir essa perspectiva continue a leitura do artigo para entender as dinâmicas do mercado da moda e adaptá-las a sua empresa 

O impacto do crescimento digital

 A nova dinâmica da indústria da moda pós pandemia é a tendência de transformação digital, que foi acelerada pela pandemia, inferiu profundamente a indústria da moda. Os ambientes digitais, que oferecem mundos virtuais multidimensionais nos quais bilhões de pessoas estão envolvidas, estão crescendo e se tornando mais sofisticados a cada dia. As marcas de moda que querem atingir o público consumidor jovem estão avançando, tornando esses ambientes digitais seus principais canais. 

  Esse crescimento digital no mercado hoje, oferece oportunidades para as marcas de roupas expandirem tanto sua base de clientes quanto para aumentar suas receitas; 37% dos gerentes de moda entrevistados na pesquisa McKinsey citam o comércio eletrônico como um dos três principais temas que afetarão seus negócios em 2022.

   Metade das empresas participantes da pesquisa afirmam ter iniciado a transformação em questão, enquanto um quarto afirma ter concluído o processo piloto.

  A chegada do 5G torna a comunicação de bilhões de dispositivos conectados mais robusta e equilibrada.

Você deve estar se perguntando, mas como isso impacta minha empresa? Então com o 5G, a realidade aumentada torna qualquer experiência mais imersiva.

Na prática, isso permite que o consumidor veja com mais detalhes uma camisa,

uma calça ou que participe de desfiles em casa com a sensação de estar.

É aí que esbarramos no conceito de metaverso,

que, em linhas gerais,

remete a um mundo simultaneamente real e virtual que suporta ambientes virtuais 3D e realidade aumentada. Essa novidade fascina, impressiona e pode dar um certo frio na barriga dos pequenos e microempreendedores, mas é um desafio sem volta. 

A perspectiva sustentável, uma nova solução

As alterações de consumo, especialmente de moda, durante a pandemia podem ser um ponto de inflexão por uma consciência por materiais naturais como: investimento em novas fibras (cana-de-açúcar, couro reciclável e outros materiais) e condições de trabalho mais igualitárias.

 A ONG The Good Fashion Fund. investe-se na adoção de tecnologias disruptivas e de alto impacto na produção têxtil e de vestuário, por enquanto, com foco na Ásia, e em centros produtores como Índia, Bangladesh e Vietnã.

Você gostaria de saber mais sobre sustentabilidade, leia aqui:

Moda sustentável comece a praticar – Result Place consultoria

 A cadeia de valor do não descarte ou do reaproveitamento,

também denominada upcycling, fará a indústria de moda crescer consideravelmente, de acordo com o site Sebrae Inteligência Setorial.

Uma opção nova dinâmica da indústria da moda e 100% aproveitável são por exemplo : os brechós de confecções ou até mesmo de lojas de roupas que organizam eventos para vender peças com pequenos erros a baixos preços, há também outra opção já conhecida que são os alugueis de peças.

Reprodução : Pinterest

 

E Por Hoje…

Esse foi o artigo de hoje onde nós falamos um pouco sobre as novas dinâmicas da indústria da moda pós pandemia.

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