10 dicas para quem quer empreender no mundo da moda
Mundo da moda.
Há diversas oportunidades para alguém que deseja empreender no mundo da moda, desde confecção de roupas, sapatos e acessórios até a indústria têxtil. A estimativa é que o setor deverá faturar em torno de R$ 135,7 bilhões apenas em 2017. E ainda há um universo para desbravar no mercado virtual. De acordo com relatório da consultoria e-bit, somente ano passado, os produtos ligados à moda e acessórios consolidaram-se como um dos cincos maiores mercados, por número de pedidos.
Mas, como bem se sabe, os desafios são muitos, e usar a criatividade é fundamental. Para ajudar o empresário a se dar bem neste mercado, reunimos dez dicas que podem ser aplicadas nos negócios do segmento varejista, tanto em uma loja física quanto na venda online.
Unicidade
Copiar a concorrência não parece uma boa ideia. Você se tornará somente um pouco mais da mesma coisa! Uma pequena empresa pode se destacar no segmento investindo em produtos diferenciados ou em nicho específico. Se diferenciar faz a diferença no mercado da moda.
Parceiros
Uma das alternativas para os pequenos negócios é unir-se com outras pequenas empresas, garimpar oportunidades no setor e adaptar-se às coleções que serão produzidas. Tenha um indicador inicial em mente: produzir ou comprar próximo à sua capacidade de venda mensal.
União
Se seu empreendimento contará com um sócio, identificar as habilidades e dividir tarefas inicialmente pode ajudar. É fácil existir a impressão que um trabalha mais que o outro. Não se deixe levar por isso. Todas as tarefas são importantes. Identifique seus talentos e deixe cada um no seu quadrado.
Nichos
Invista em nichos. As confecções de moda especializadas em roupas para gordinhas, conhecidas como moda plus size, já abocanham um mercado estimado em cerca de R$ 4,6 bilhões, confirmado pela Associação Brasileira do Vestuário (Abravest).
Network
Uma confecção não vive isolada. É muito saudável criar e manter relacionamentos. Pode ser com parceiros, fornecedores, clientes ou outros segmentos. Casualmente, alguém na rede pode perceber fatos no mercado que podem beneficiar todas as empresas do segmento, já que muitas vezes o empresário fica concentrado em seus processos.
Ouça seus clientes
É a fonte de informação mais barata e importante que existe, mas no entanto, nem sempre as empresas utilizam. Criar ferramentas que melhorem essa comunicação (como pesquisas) pode lhe fornecer boas ideias e ajudar a perceber oportunidades de negócios.
MODA VIRTUAL
A loja
Atualmente, o empreendedor pode criar um site com até R$ 1 mil, quantia que inclui a aplicação de programas de segurança. Mas, saiba que o principal desafio do mercado virtual é a logística. É preciso ter uma boa estratégia de entrega e parceria com uma empresa de transporte. O maior gargalo são as trocas.
Divulgação
Para divulgar sua loja, os especialistas recomendam o uso de redes sociais como Facebook, Instagram e também o Google. O empresário pode cuidar pessoalmente disso ou optar por empresas que cobram uma mensalidade pelo serviço.
Atendimento
Você deve deve se preocupar em criar canais para responder dúvidas dos clientes com eficiência. É preciso ainda ter agilidade para resolver problemas com alguma venda e ter uma política clara de trocas.
Fotos
Alexandre Soncin, diretor de vendas da VTex, negócio especializado em comércio virtual, sugere que a empresa faça fotos produzidas com modelos vestindo as roupas que estão à venda. Isso auxiliará o cliente na decisão de compra. Fotos é o primeiro passo da venda, no mercado virtual.
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