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Marketing de Produto: O que é?

Índice

Vitrine com roupas de inverno
Marketing de Produto: Vitrine para encher os olhos

Marketing de Produto?

O Marketing de Produto é um tipo de linhagem do Marketing que tem como alvo conectar produtos e pessoas.

Seu objetivo é encontrar os consumidores certos para um determinado produto e criar uma maneira de vendê-lo que seja interessante para estes consumidores, e, levar (e sustentar) o seu desenvolvimento no mercado.

Para esse trabalho, compreender o seu cliente é o ponto chave.

Mulher pensando enquanto decide compara uma blusa
Fica a pergunta: Esse produto vai me satisfazer?

Quem faz?

Quem está à frente disso é o gerente de produto, que em  suas diversas responsabilidades, estão o gerenciamento e a condução de projetos como posicionamento, mensagem, lançamentos, geração de demanda, inteligência competitiva e apoio ao processo de vendas.

Os profissionais de Marketing de Produto trabalham principalmente na ligação entre as áreas de desenvolvimento/produto, marketing, customer success e venda, mas, seu papel também está em contato com várias outras áreas de uma empresa como o suporte e o financeiro. 

Três homens em uma reunião em um escritório
Na reunião para determinar as métricas para gerar maiores taxas de sucesso com o produto

Qual sua importância?

Quando se é aplicado esta ferramenta, fica estabelecido o que é o produto, o que ele faz e demonstra o por que ele é diferente dos outros, de forma clara e objetiva, com um valor e posicionamento certo para o mercado.

Influenciando os consumidores a entenderem mais facilmente o que é o produto, por que ele é especial e por que devem olhar para ele.

Ciclo de um Produto

Ciclo de vida de um produto, com uma sacola no meio e setas no sentido horário com a palavras ENTRADA / CRESCIMENTO / PLENITUDE / QUEDA
Ciclo de vida de um produto no mercado

Para além do produto, é importante saber o tempo médio que ele passará no mercado, para ter conhecimento da sua validade e não tenha prejuízos financeiros.

Existem quatro etapas no ciclo de vida de qualquer produto. A diferença de um produto para outro está na duração de suas fases.

Entrada no mercado

É o período do lançamento e se estende até o instante em que o produto fica disponível para o seu público e começa a gerar uma maior lucratividade. Nessa etapa, o Marketing de Produto é fundamental para criar o notório “hype” e desenvolver o desejo nas pessoas.

Crescimento

O crescimento é o aumento de demanda e de vendas, fazendo com que o produto se torne bem difundido no mercado e no imaginário das pessoas. Um bom planejamento de mídia faz com que essa fase se estenda por mais tempo.

Plenitude

Depois do crescimento, o produto alcança uma fase de plenitude, que é uma constância de vendas, e consequentemente um aumento de lucratividade.

Queda

É quando ocorre uma diminuição nas vendas, seja por loja física ou por canais on-line, devido aos clientes que buscam outras novidades e estilos.

Dicas de como aplicar

Determine quem é o seu público-alvo

É importantíssimo estabelecer o seu público e, especificamente, sua brand persona. Descubra quais são as suas necessidades e dores do seu cliente e como será possível apresentar o produto de uma forma correta e desenvolva uma aproximação simpática e personalizada.

Analise o mercado

Analisar com inteligência o mercado é estudando os dados dos seus clientes.

Ao realizar a pesquisa de concorrência, a equipe poderá entender melhor como o produto se adequa no mercado.

Enalteça sua singularidade

Ressalte os diferenciais do seu produto e consequentemente da sua marca, sempre reforçando-as, como uma razão que deve ser pensada pelo cliente.

Trabalhe bem os diferenciais, para deixar claro para o cliente da utilidade do produto e não dê espaço para dúvidas na hora da compra.

Canais de divulgação

Escolher um canal para promover seu produto é necessário e vital, sendo importante optar por um que vá de encontro com o que seu produto propõe.

Acompanhe os resultados

Não deixe de acompanhar todos os resultados, analisar os indicadores e tecer planos de aprimoramento com base nos resultados.

Com os resultados é possível melhorar a comunicação e assegurar que o produto permaneça em alta.

E Por Hoje…

Esse foi o artigo de hoje, onde nós falamos um pouco sobre Marketing de Produto.

Não é fácil escrever um artigo desses. Então, se ele foi importante para você, comenta aí, compartilhe ou marque os amigos.

Vai me incentivar a continuar compartilhando meu conhecimento com todos vocês e, de alguma forma, ajudar as pessoas e empresas a terem sucesso em suas empresas!

E se você quiser, pode baixar nossa apresentação em PDF e arquivar ou apresentar para a tua equipe.

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