Marketing de Produto?
O Marketing de Produto é um tipo de linhagem do Marketing que tem como alvo conectar produtos e pessoas.
Seu objetivo é encontrar os consumidores certos para um determinado produto e criar uma maneira de vendê-lo que seja interessante para estes consumidores, e, levar (e sustentar) o seu desenvolvimento no mercado.
Para esse trabalho, compreender o seu cliente é o ponto chave.
Quem faz?
Quem está à frente disso é o gerente de produto, que em suas diversas responsabilidades, estão o gerenciamento e a condução de projetos como posicionamento, mensagem, lançamentos, geração de demanda, inteligência competitiva e apoio ao processo de vendas.
Os profissionais de Marketing de Produto trabalham principalmente na ligação entre as áreas de desenvolvimento/produto, marketing, customer success e venda, mas, seu papel também está em contato com várias outras áreas de uma empresa como o suporte e o financeiro.
Qual sua importância?
Quando se é aplicado esta ferramenta, fica estabelecido o que é o produto, o que ele faz e demonstra o por que ele é diferente dos outros, de forma clara e objetiva, com um valor e posicionamento certo para o mercado.
Influenciando os consumidores a entenderem mais facilmente o que é o produto, por que ele é especial e por que devem olhar para ele.
Ciclo de um Produto
Para além do produto, é importante saber o tempo médio que ele passará no mercado, para ter conhecimento da sua validade e não tenha prejuízos financeiros.
Existem quatro etapas no ciclo de vida de qualquer produto. A diferença de um produto para outro está na duração de suas fases.
Entrada no mercado
É o período do lançamento e se estende até o instante em que o produto fica disponível para o seu público e começa a gerar uma maior lucratividade. Nessa etapa, o Marketing de Produto é fundamental para criar o notório “hype” e desenvolver o desejo nas pessoas.
Crescimento
O crescimento é o aumento de demanda e de vendas, fazendo com que o produto se torne bem difundido no mercado e no imaginário das pessoas. Um bom planejamento de mídia faz com que essa fase se estenda por mais tempo.
Plenitude
Depois do crescimento, o produto alcança uma fase de plenitude, que é uma constância de vendas, e consequentemente um aumento de lucratividade.
Queda
É quando ocorre uma diminuição nas vendas, seja por loja física ou por canais on-line, devido aos clientes que buscam outras novidades e estilos.
Dicas de como aplicar
Determine quem é o seu público-alvo
É importantíssimo estabelecer o seu público e, especificamente, sua brand persona. Descubra quais são as suas necessidades e dores do seu cliente e como será possível apresentar o produto de uma forma correta e desenvolva uma aproximação simpática e personalizada.
Analise o mercado
Analisar com inteligência o mercado é estudando os dados dos seus clientes.
Ao realizar a pesquisa de concorrência, a equipe poderá entender melhor como o produto se adequa no mercado.
Enalteça sua singularidade
Ressalte os diferenciais do seu produto e consequentemente da sua marca, sempre reforçando-as, como uma razão que deve ser pensada pelo cliente.
Trabalhe bem os diferenciais, para deixar claro para o cliente da utilidade do produto e não dê espaço para dúvidas na hora da compra.
Canais de divulgação
Escolher um canal para promover seu produto é necessário e vital, sendo importante optar por um que vá de encontro com o que seu produto propõe.
Acompanhe os resultados
Não deixe de acompanhar todos os resultados, analisar os indicadores e tecer planos de aprimoramento com base nos resultados.
Com os resultados é possível melhorar a comunicação e assegurar que o produto permaneça em alta.
E Por Hoje…
Esse foi o artigo de hoje, onde nós falamos um pouco sobre Marketing de Produto.
Não é fácil escrever um artigo desses. Então, se ele foi importante para você, comenta aí, compartilhe ou marque os amigos.
Vai me incentivar a continuar compartilhando meu conhecimento com todos vocês e, de alguma forma, ajudar as pessoas e empresas a terem sucesso em suas empresas!
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