Empresa Familiar na Moda Melhorando a Gestão

Empresa Familiar na Moda: Melhorando a Gestão

Índice

Empresa Familiar: 90% de todas as empresas constituídas no Brasil são formadas por membros da mesma família. Seja empresa de confecção ou loja de roupas.

Se na tua empresa é assim, se vocês trabalham em família, com pai, mãe, irmã ou primo como sócios, fica ligado nesse artigo, pois só quem faz parte de uma empresa familiar sabe bem o tamanho que é esse desafio.

E o pior é que a maior parte dos gestores de lojas ou confecções formadas por familiares no Brasil reconhecem que a sua tomada de decisão é afetada por serem tratadas com membros da família.

A Grande Dificuldade em Empresas Familiares

A grande dificuldade é não misturar a liberdade e intimidade que eu tenho como família com os deveres, obrigações e competências que eu devo ter como profissional.

Eu mesmo enfrentei diversas dificuldades ao trabalhar na empresa da minha família. Comprovando aquela máxima que diz que santo de casa não faz milagre.

A falta de harmonia sobre as decisões, o pensar e agir de forma bem diferentes e a falta de limites entre o lado familiar e profissional desgasta todo o processo. 
Torna o dia-à-dia bem estressante, e por muitas vezes afeta o ambiente familiar.

É comum você perceber um dos sócios da família se sentindo como se tivesse uma grande ancora de navio amarrado a sua perna. Ele quer seguir, ele quer inovar, ele quer desenvolver sua empresa, ele espera dos sócios mais comprometimento…
Mas, só recebe de volta decepção e aborrecimento.

A verdade é que, assim como as gerações mudam, as empresas também mudam. A metodologia comercial, a forma de vender, o atendimento ao cliente… 
E nem sempre todos os membros da família se entendem sobre isso.

Assista ao vídeo completo:

Leia Também

Dicas Para Melhorar a Gestão de sua Empresa Familiar

Agora, eu vou te dar 5 dicas para você administrar e não deixar a tua empresa familiar ter os mesmos problemas pelos quais eu já passei e tantas outras empresas enfrentam. 
Mas, atenção na quarta dica pois ela é a minha preferida.

Primeira Dica: Organograma da Empresa Familiar

Defina um organograma das funções que a empresa familiar precisa.
E distribua os membros da família de acordo com as necessidades da empresa e as habilidades do familiar. 
Por exemplo, quem tem habilidade com números, fica no setor financeiro.
Quem tem habilidade de relacionamento, fica no setor comercial, e etc.

Empresas Familiares

Segunda Dica: Salário

Defina um salário ou pró-labore de acordo com o cargo exercido a preço de mercado.
Pois, é comum você ver familiares ganhando o mesmo pró-labore exercendo funções bem distintas e até mesmo inferiores umas às outras, o que pode gerar um clima bastante chato de falta de meritocracia.

Por exemplo, se você tem filhos na sua empresa trabalhando em funções diferentes, pague aos dois de acordo com o valor de mercado que cada profissional receberia ao exercer as funções que eles exercem.

Não é por que são seus filhos que necessariamente você precisa dar o mesmo pró-labore, afinal estamos tratando de salário e não de mesada.

Terceira Dica: Indicadores de Desempenho

Estabeleça indicadores macros de desempenho para cada setor.
Assim, cada familiar saberá sobre o que deverá prestar contas, diminuindo a responsabilidade de cobrança dos outros familiares. 

Se cada um souber o que precisa entregar, baseado nesses indicadores, diminuirá as cobranças paralelas, as desculpas, e assim diminuíram também os atritos.

Quarta Dica: Reuniões

Faça reuniões semanais, rápidas e objetivas.
Esta dica é superimportante e a minha preferida, pois essas reuniões mantem a empresa nos trilhos. 

Será o casamento perfeito se unirmos a experiência dos mais velhos com a visão, a tecnologia e audácia dos mais novos.

Quinta Dica: Regras para a Empresa Familiar

Defina regras de comportamento profissional, como dias de férias, faltas e atrasos sendo descontadas do pró-labore e etc.
É importante que se vejam como membros de uma empresa e não de uma família. 

Isso também diminuirá muitos atritos desnecessários, ok?

E Agora?

Agora pega essas dicas, marca a tua família aqui nos comentários para que eles também vejam este vídeo e depois se reúna com eles e comecem a agir para mudar a tua realidade e elevar a tua empresa a outro nível, ok?

Pois como eu costumo dizer:
O sucesso vem para quem age!

E Por Hoje…

Esse foi o artigo de hoje do nosso consultor Allan Garcia,  onde nós falamos um pouco sobre Empresa Familiar na Moda: Como Melhorar a Gestão

Não é fácil escrever um artigo desses. Então, se ele foi importante para você, comenta aí, compartilhe ou marque os amigos.

Vai me incentivar a continuar compartilhando meu conhecimento com todos vocês e, de alguma forma, ajudar as pessoas e empresas a terem sucesso!

Você deseja aprender ainda sobre Gestão de Moda e assim impulsionar a receita do seu negócio? Então conheça essa super dica que tenho para te dar clicando aqui abaixo:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RESULT PLACE Rua Sátiro Dias, 377 - SL 206 - Montese - 60.420-430
CNPJ: 31.963.164/0001-48