5 Profissões de Moda do Futuro
Profissões de Moda.
O setor está evoluindo e, com ele, surgem novas carreiras que expandem a visão que temos do cenário fashion.
Quem vê de fora pode imaginar que as opções de carreira no mercado da moda são limitadas. Jornalista, estilista, fotógrafo, stylist… Porém, o Business of Fashion revela que, assim como todas as áreas, a moda também evoluiu para abrir espaço para outros talentos que jamais imaginamos antes. E cada vez mais, combinam com o desenvolvimento de novas tecnologias. Profissões de Moda.
1. Engenheiro de Impressão 3D
A impressão 3D veio para ficar. E, além de ser uma variação da maneira como uma roupa é produzida, ela também é uma opção para novos designers. Isso porque esse tipo de impressão torna todo o processo mais rápido, fácil e barato. E até as grandes marcas, como Chanel e Iris Van Herpen, já usam essa tecnologia para a criação de roupas.
Além disso, como a impressão 3D começa qualquer coisa do zero – ou seja, ela não pega um tecido e começa um corte, mas sim tem uma modelagem e vai adicionando material conforme a impressão – o desperdício é muito reduzido. Tornando esse método mais sustentável do que o convencional.
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2. Personal Stylist para todos
Antigamente, as únicas pessoas que tinham personal stylists eram as celebridades. Mas, a evolução do mercado mostra que o ato de comprar tornou-se mais impessoal, por conta dos e-commerces. Por isso mesmo, um toque mais personalizado está ganhando espaço. O intuito é ajudar esses consumidores online que, apesar de desejarem um guarda-roupa de acordo com o seu estilo, querem um direcionamento mais real.
3. Psicólogo de Consumo
Existem muitas teorias que explicam por que as tendências surgem na moda. E outras tantas que provam que usamos as roupas como uma forma de se expressar. Por isso, não é surpresa que uma área da psicologia esteja se dedicando a estudar o comportamento das pessoas em relação às roupas. Entendendo porque fazemos certas escolhas e como elas se encaixam no nosso dia a dia. Eles trabalham com grandes marcas e agências, para ajudar a entender melhor o consumidor e saber o que é mais atrativo ao público.
4. Pesquisador e desenvolvedor de tecidos
Marcas como a Nike e a Adidas (que criaram um tecido feito com plástico retirado do oceano) estão constantemente desenvolvendo e buscando novos tecidos para melhorar a performance dos atletas. Esses tecidos são a matéria prima da moda. Por isso, é natural que exista uma profissão focada em buscar novas fontes de matéria-prima. E estudar como a tecnologia está afetando esses tecidos.
5. Expert em sustentabilidade
Nos últimos anos, a procura por uma forma de produção e venda mais sustentável tem marcado a moda. O objetivo desse expert é estudar todo o processo produtivo de uma marca e entender onde podem ser feitos ajustes para tornar a marca sustentável e evitar desperdícios.
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