Alguns erros fatais podem dificultar muito a vida para os empresários da moda. Por isso, hoje eu escrevi um artigo com a intenção de fazer uma série de perguntas para você. Mas, te peço muita atenção na última, pois será a mais importante, tudo bem?!
Vamos comigo?
- Você sabe com precisão qual é o valor mínimo que sua empresa necessita vender para não ter prejuízo? Aquele valor que se você vender menos que isso, estará pagando para trabalhar?
- Você administra com atenção o teu estoque, impedindo que você compre mais produto do que a tua capacidade de venda? E também não deixando a mercadoria ficar velha e desvalorizada na prateleira da tua loja?
- Você divulga a tua marca com fotos de qualidade e para um grande número de pessoas, para atrair a maior quantidade de clientes possível?
- Você investe na fidelização de clientes?
- Você acompanha os indicadores de performance da tua equipe de vendas, analisando mês a mês a taxa de conversão, o ticket médio e o p.a. (peças por atendimento) individual de cada vendedor?
Espera um pouco, deixa eu adivinhar: a resposta é “não”?
Então, agora, eu te faço a última e mais importante pergunta:
- Como é que você ainda espera ter sucesso na tua loja/confecção?
Veja bem, tudo que eu te perguntei é o mínimo necessário que um empresário precisa realizar em seu negócio para caçar a lucratividade. Não fazer isso são erros fatais para o teu negócio.
E, minha amiga, se você não faz nada disso e ainda está conseguindo ter sucesso em vendas e ter lucratividade, eu vou te dar uma sugestão:
Sustenta na oração, por que está dando certo!
Leia Também
Os Erros São Parte da Vida
Realmente são, mas há muito que se aprender com os erros dos outros. E uma das coisas a se aprender é não cometer estes mesmos enganos em sua empresa.
Não saber administrar uma confecção ou loja é o caminho certo para a ruína. Descontrole no planejamento de coleções, nas contas, no atendimento, na equipe comercial, nos indicadores fundamentais: a má gestão do negócio pode gerar todos esses problemas dentro da sua empresa.
A principal razão para esses erros serem cometidos não é falta de energia do empreendedor, mas sim a falta de conhecimento.
“Às vezes, nosso pequeno empresário tem energia, mas acha que conhecimento não agrega. Na verdade, isso é o que falta. Os mais jovens já sabem disso, mas há aqueles que acham que a escola é um lugar que não vai contribuir em nada. O fato é que hoje existem muitos cursos de curta duração, onde a pessoa aprende a gerenciar o caixa, estratégias de marketing e gestão de pessoas, por exemplo”.
Bento Costa, coordenador do MBA Marketing de Varejo do Ibmec/DF.
“Às vezes, o empreendedor é otimista demais; impulsivo, agindo mais e planejando menos; ou o contrário, pode planejar demais e ter receio de arriscar e agarrar as oportunidades”.
Rose Mary Almeida Lopes, coordenadora do núcleo de empreendedorismo da ESPM.
Se algum desses erros fatais ocorrem em tua loja ou confecção, tenho um recado para você: a solução é melhorar esses pontos ou ter uma sociedade com alguém que complete as falhas no seu perfil.
Para que tudo isso? Ora, para saber tomar decisões corretas. Preparar-se para gerir bem a sua loja ou confecção faz com que o empreendedor evite a “síndrome da manada” (na hora de montar o negócio, seguir um plano só porque os outros fazem do mesmo jeito – muito comum no mercado da moda).
Aprender sobre gestão também ajudará a saber o que você não deve fazer no seu negócio.
E Por Hoje…
Esse foi o artigo de hoje onde nós falamos um pouco sobre os 5 erros fatais que empresários da moda cometem em suas empresas.
Mas, saiba que nem sempre é fácil escrever um artigo desses. Disponho de pouco tempo para escrever, gravar vídeos, etc.
Então, se de alguma forma ele foi útil para você, comenta aí, compartilhe ou marque os amigos.
Vai me incentivar a continuar me dedicando e compartilhando meu conhecimento com vocês e, de alguma forma, cumprir minha missão de ajudar as pessoas e empreendedores a terem sucesso em seus negócios!
Forte abraço!
Você deseja aprender ainda sobre Gestão de Moda e assim impulsionar a receita do seu negócio? Então conheça essa super dica que tenho para te dar clicando aqui abaixo: