Quanto Tempo Você Vai Esperar Para Pedir Ajuda?

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Quanto Tempo Você Vai Esperar Para Pedir Ajuda?

Pedir ajuda

Pedir ajuda.

 “AH, SE EU TIVESSE CONHECIDO VOCÊS ANTES…”

Sem dúvida, esta é a frase que mais costumo escutar dos meus novos clientes. Infelizmente, muito dos projetos que iniciamos são de confecções ou lojas varejistas que já estão em grandes dificuldades. Algumas delas são:

 

  • Vendas muito baixas;
  • Sem lucratividade;
  • Alto custo produtivo;
  • Estoque de produto acabado e/ou matéria-prima exagerado;
  • Equipe despreparada;
  • Metodologia comercial inadequada;
  • Desconhecimento de gestão dos sócios;
  • Dívidas acumuladas com fornecedores;
  • Inadimplência acima do gerenciável;

 

Mas, felizmente, nem todas empresas pensam assim. E a pergunta que eu sempre me faço é: por quê esperaram chegar a tal ponto para pedir ajuda? Por quê não procurar melhorar o que já está bom, ao invés de só procurar ajuda quando o problema já é grave? Por quê investir e iniciar um negócio no qual seu conhecimento sobre o mercado é mínimo sem a ajuda específica?

 

Normalmente, a resposta é: “para economizar!”. Mas, já diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Ou seja, sai muito mais barato você iniciar da forma correta. O custo de consertar os erros no futuro são bem caros, te garanto. É o que chamamos de ‘o custo do aprendizado’. Trabalhar de forma errada pode custar muito para uma confecção, loja ou qualquer outro negócio.

 

O Desconhecimento Custa Caro

Quanto dinheiro foi desperdiçado por empresas por não saberem calcular o preço de venda corretamente? Por investirem ou manterem profissionais desqualificados para o cargo? Por utilizarem politicas comerciais inadequadas? Por comprarem ou produzirem de forma não planejada? Por venderem de qualquer forma e para qualquer pessoa?

 

A mentalidade empresarial ainda é dominada pela cultura do “quanto mais barato, melhor”. Mesmo sabendo que, em muitos casos, o “barato” pode custar muito caro: o teu dinheiro, a tua empresa, o teu futuro. Fabricar de forma errada sai muito caro. Comprar de forma errada sai muito caro. Contratar de forma errada sai muito caro. Vender de forma errada sai muito caro.

 

Custo de Fazer vs Custo de Não Fazer

Nos negócios muito se fala em cortar despesas e custos. Evita-se contratar, evita-se investir em treinamento de equipe, evita-se investir em sistemas de informação.

 

Tudo bem, cortar gastos é importante. Mas, existe um outro custo menos falado, mas tão importante quanto, que é o custo de não fazer nada. Um dos personagens mais importantes no cenário mundial de marketing, Philip Kotler, é autor de uma frase que retrata exatamente isso:

 

As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada. ― Philip Kotler

 

Você já pensou quanto sua empresa está perdendo por não investir em – por exemplo – um plano de crescimento? Investir em um bom profissional campeão de vendas. É custo ou investimento? Treinar sua equipe preparada para trabalhar melhor e vender mais. É custo ou investimento? Contratar um sistema de informação, que te dê dados sobre indicadores financeiros, estoque, curva abc de clientes e de vendas. É custo ou investimento?

 

Aliás, a informação / conhecimento deveria ser o principal objetivo de investimento de toda empresa. Seja pequena, média ou grande porte. Nada sai mais barato que investir em conhecimento. Pois, o retorno é de longo prazo que é aplicado na sua empresa de forma diária, constante e infinita.

 

Como exemplo, aprender a analisar as finanças de sua empresa te ajudará a geri-la enquanto ela existir. Aprender a calcular o preço de venda, preservando a lucratividade, auxiliará a tua empresa enquanto ela existir.

 

Posso afirmar que caro é o que não te traz resultado!

 

Fundo do Poço

Muitos donos de loja ou de confecção acreditam que estão no fundo do poço. Que as dificuldades são tantas, que as dívidas são tantas que não podem piorar. Mas, deixa eu te dar uma noticia: você não está no fundo do poço… por que este poço não tem fundo! O que está ruim pode ficar ainda muito pior! O fundo do poço que você se encontra na verdade é um local, nesta queda vertiginosa, que você conseguiu se segurar. E é onde o desconhecimento ou o orgulho desaparecem. Mas, ali não é o fundo do poço. É onde as pessoas reconhecem que tem a necessidade de ajuda.

 

E por maior que seja a tua dificuldade, sempre tem uma solução. Mas, quanto maior for a demora em pedir ajuda, mais longo será o caminho que você terá que percorrer para sair do problema.

Pense Nisso!

Result Place – Consultoria em Gestão Empresarial para Confecções e Lojas de Atacado e Varejo

Na Result Place Consultoria, somos detentores de uma variedade enorme de cases de sucesso. Empresas que iniciaram com grandes dificuldades e superaram os desafios. Empresas que iniciaram do zero e que, em quatro anos já possuíam 8 lojas. Empresas com muitos anos de mercado, com metodologia antiga, mas que conseguiu se modernizar e voltar a ter um desempenho ótimo no setor.

 

Consultoria de Moda, Gestão de Marcas, Consultoria Comercial, Planejamento Estratégico, Gestão de Produção e Gestão Financeira. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. Pedir ajuda. 

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