Gestão em Moda
Gestão em Moda
A consultoria seja ela interna ou externa, deve estruturar um processo com várias etapas a serem percorridas em sequência, que irão de acordo com um cronograma. Ela inicia desde os primeiros contatos e reuniões entre clientes e consultores, até sua finalização em definitivo, garantindo a correta execução dos planos de ações e da qualidade do serviço prestado. Em geral, podemos dividir suas etapas da seguinte forma: apresentação da consultoria, negociação do contrato, diagnóstico e elaboração do plano de ação, execução do plano de ação, conclusão da consultoria e monitoramento. Abaixo detalhamos cada uma das etapas: gestão em moda
Apresentação
Nesta etapa o consultor faz o primeiro contato com o cliente, aproximando-se do mesmo por meio da apresentação do seu portfólio de serviços, qualidades, experiências e resultados alcançados em trabalhos prévios. Em contra partida, o cliente apresenta ao consultor a empresa que será analisada. É durante a apresentação que a relação entre contratante e consultor é estabelecida. gestão em moda
Negociação
O consultor realiza a proposta de contrato, explicando todos os pontos e como serão realizadas as fases que virão. Conheça nosso exclusivo Plano Risco 0 e comece já sua consultoria sem pagar nada. Lembrando que, o consultor somente terá uma ideia do valor a ser negociado e de como executar as ações após a elaboração do plano de ação. Nesta etapa o foco deve ficar na explicação e no detalhamento, visto que é o momento em que o cliente decide ou não contratar a consultoria de moda.
Gestão em moda
Diagnóstico e elaboração do plano de ação
Nesta etapa, o consultor realiza uma análise extensiva dos setores e processos organizacionais (levantamento dos dados). O diagnóstico pode ser realizado por meio de ferramentas da administração, tais como análise SWOT, matriz GUT, diagrama de pareto, ou diagrama de ishikawa por exemplo. Já o plano de ação, que especifica as ações a serem tomadas, pode ser elaborado através da ferramenta 5W2H ou do ciclo PDCA.
Execução das ações (implementação)
Nesta etapa deve-se colocar em prática as ações previamente planejadas durante a elaboração do plano. É importante salientarmos três questões, que são: o apoio do alto escalão da empresa, o gerenciamento do processo de mudança (deve existir uma conscientização pelos integrantes da empresa em relação à mudança, assim como um alinhamento entre a mesma e a cultura organizacional da companhia). A consultoria prestada deve-se atentar também ao cronograma estabelecido, pois deve cumprir fielmente os prazos planejados.
Conclusão:
Após fazer o levantamento dos dados, diagnosticá-los e implementar os planos de ações, conclui seu trabalho. A finalidade principal é deixar a organização pronta para absorver as mudanças realizadas a fim de fazê-las virarem rotinas. O consultor exibirá os primeiros resultados por meio de indicadores de desempenho, demonstrando o “antes” e o “depois” da consultoria. Essa ação ajuda o cliente a entender a viabilidade e o por quê da contratação do serviço.
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Gestão do contrato, ou monitoramento pós consultoria:
Chegamos na última etapa de uma consultoria de moda. Em paralelo com a etapa de conclusão, o consultor realiza o que chamamos de gestão do contrato de consultoria, ou monitoramento. Nele é realizado o acompanhamento dos resultados de cada implementação (mudança) feita na empresa, assim como reuniões, revisões de meta e as correções e readequações quando necessárias. Essa etapa possui a finalidade de garantir que os objetivos traçados na consultoria sejam alcançados.
A consultoria de moda é o conjunto de atividades exercidas pelo consultor (seja ele interno ou externo). Podemos entender o consultor como um agente de mudanças, que auxiliam e entende como agir sobre os problemas. No geral as consultorias podem trazer diversos benefícios para uma empresa, como: A economia de tempo, a quebra de rotina, neutralidade de pareceres, catalisador de ações e a amplificação da capacidade intelectual da empresa. Cada projeto de consultoria possui uma forma diferente de atuar e desenvolver suas atividades. As etapas do projeto podem variar dependendo dos objetivos da consultoria de moda.
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