Tendências de Varejo 2017 – Franchising

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Tendências de Varejo 2017 - Franchising

A NRF (National Retail Federation) em NY permite conhecer o que pode impactar os negócios de varejo e franquias no Brasil. A edição de 2017 trouxe várias mensagens e reflexões que poderão orientar os rumos e decisões estratégicas dos negócios.

 

  • Alinhamento dos Franqueados – torna-se cada vez mais necessário que haja clareza de princípios, crenças e valores (cultura e propósito). E que estes sejam praticados no dia a dia, tanto pelo time da franqueadora como pelos franqueados e suas equipes. Ampliará assim, a percepção dos consumidores nesses quesitos. Franchising.

 

  • Capacitação – torna-se fundamental contar com programas estruturados e sequenciais de capacitação em diversos formatos (presenciais ou não, curtos ou longos, operacionais ou estratégicos etc). Preparar a rede e toda a equipe envolvida para enfrentar os novos desafios. Além disso, há uma mudança no perfil e nas competências necessárias para se gerir uma rede de franquias e todos precisarão estar preparados nesse sentido. Franchising.

 

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  • Gestão da Rede – uso de indicadores de performance alinhados à estratégia do negócio, sendo de conhecimento de todos. Envolver inclusive o Consultor de Campo & Negócios em suas visitas junto aos franqueados. O objetivo é gerar discussão e geração de conhecimento. Objetiva a tomada de decisões mais assertivas e mais bem-sucedidas (programas de BI – Business Inteligence, por exemplo). Franchising.

 

  • Relacionamento com a Rede – fundamental que haja cada vez menos atritos nessa jornada. E que se amplie o grau de consciência de todos sobre a necessidade de mudanças e evolução dos negócios, em tempos cada vez menores.

 

  • “PCDA” – Pilotar, Corrigir, Desdobrar e Avaliar – esse tem que ser o foco das novas soluções e melhorias nos produtos, sistemas, tecnologias, desenho de lojas e tudo mais que necessita ser implantado com rapidez na rede e avaliado constantemente. Apesar de a tecnologia ter papel cada vez mais relevante, a mudança cultural e o capital humano também se tornam fundamentais nesse cenário atual. Deve haver o desenvolvimento de novas competências. Sempre busque o alinhamento com o seu Propósito e Valores para enfrentar esses enormes desafios dos nativos digitais. E a integração cada vez mais fluida entre todos os pontos de contato da empresa.
    Atributos como autenticidade, atitude e qualidade, paixão pela marca, ter um “porquê” existir da empresa, entre outros, são aspectos que os empresários (varejistas ou não) devem fortalecer para entender os consumidores, preparando suas redes de distribuição (próprias, franquias, etc) e equipes nesse sentido.

 


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