Custo Minuto – Vilão ou Solução?

Índice

Custo Minuto – Vilão ou Solução?

Custo Minuto na Confecção.

Custo Minuto - Vilão ou Solução?

Ouvimos muitas reclamações de que o valor que recebemos para produzir determinadas peças não é o suficiente. O famoso “não compensa”. E quase sempre entramos naquela briga chata com nossos fornecedores e clientes para negociar preço. Mas, será que realmente não compensa? Será que não somos nós, fabricantes, que estamos empurrando para nossos clientes nosso alto custo? Talvez pela ingerência das despesas fixas, talvez pela baixa produtividade de nossa mão-de-obra.

 

Sabemos realmente o quanto estamos ganhando ou deixando de ganhar produzindo determinado produto?

 

Uma ferramenta essencial para sabermos se estamos ou não recebendo o suficiente, e para analisarmos onde podemos “enxugar” as despesas é o custo minuto. Abrindo um breve adendo: entenda que para formularmos o custo minuto, precisamos conhecer a nossa produtividade, que deriva da “cronometragem”.

 

LEIA TAMBÉM

 

Tempo Desperdiçado

Em diversas empresas de confecção, sejam fabricantes de camisas, calças, modas, linha intima, moda praia ou jeans, o indicador de aproveitamento de mão-de-obra (eficiência) não ultrapassa os 50%. Significando que metade do tempo disponível no dia as operadoras encontram-se em outras atividades que não a produção dos produtos. Isso nos remete a uma reflexão sobre a importância da produtividade para a melhoria da competitividade da indústria do vestuário: para uma costureira que disponibiliza 8 horas por dia numa fábrica, somente 5 dessas horas seriam efetivamente aproveitadas para geração de  produto.

 

O restante das horas ficaria perdido. Ou seja, a operadora está produzindo apenas 62,5% de sua capacidade de produção. E durante 180 minutos ela está em outra atividade que não a produção. Obviamente, o custo para produzir uma peça torna-se caro, pois a empresa está a pagar quase o dobro por sua mão de obra. Encarecendo assim o preço de venda.

 

Conclusão: Não é justo cobrar do nosso cliente nossa incapacidade de ser eficiente. É função do gestor diminuir custos, e uma forma de fazê-lo será aumentando sua produtividade.

 

 

Luiz Ernandes

Engenheiro de produção, com mais de 30 anos de experiencia. Já exerceu as funções de cronometrista, cronoanalista, coordenador e gerente de produção. Já geriu a produção de várias grandes indústrias de Fortaleza/CE, tendo passado 23 anos nas empresas Del Rio, Dileyde e Róbia.

 

Conhecido e reconhecido por seu conhecimento e habilidade em lidar com equipes, tem realizado Consultoria de Produção / Chão de Fábrica em empresas por todo o Ceará.

 

 

 

 


Result Place – Consultoria em Gestão Empresarial para Confecções de Atacado e Varejo

A Result Place Consultoria de Confecção em Fortaleza oferece:
Consultoria de Moda, Gestão de Marcas, Consultoria Comercial, Planejamento Estratégico, Gestão de Produção e Gestão Financeira.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RESULT PLACE Rua Sátiro Dias, 377 - SL 206 - Montese - 60.420-430
CNPJ: 31.963.164/0001-48