Como Garantir o Sucesso de Uma Coleção e Alavancar a Lucratividade

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Como Garantir o Sucesso de Uma Coleção e Alavancar a Lucratividade.

Dificilmente você encontrará algo mais importante para o sucesso de uma coleção dentro de uma loja varejista ou confecção de moda do que o planejamento da coleção. Muitos aspectos e parâmetros precisam ser levados em consideração.

Cito alguns aqui, mas o último é fundamental. É onde eu falo sobre a análise que gerou este artigo, que é a proporção de produtos. Então, leia até o fim!

Quantidade Total de Peças

O primeiro item a ser analisado é a quantidade total de peças que a coleção irá ter, seja produzindo ou comprando. Ou seja, adequar a produção ou compra à sua capacidade de venda.

Entender a importância deste passo é muito simples. Se você produzir ou comprar mais do que vende, o que irá acontecer? Você vai gerar estoque, correto? Sim ou não? (risos)

E estoque alto gera falta de liquidez, capital no banco, já que meu recurso está parado na prateleira. E pior, está se desvalorizando. Terminando muitas vezes em liquidações, que eliminam tua lucratividade.

Prazos de Produção ou Compras

Após ser determinada a quantidade, vamos agora determinar os prazos de produção ou compra. Neste momento é quando você determina o cronograma a ser realizado para que a nova coleção esteja no tempo certo em suas lojas, para que não prejudique as vendas e o sucesso de uma coleção.

Este cronograma é de fundamental importância nas confecções atacadistas, pois a produção passa por várias etapas. Pôr a coleção à tempo nas lojas exige planejamento e muita antecipação de problemas. Tarefa fundamental para a equipe de Planejamento e Controle de Produção, ou o setor de PCP.

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Mix de Produtos

Definido os prazos, vamos agora determinar o mix de produtos da sua coleção. Para facilitar o que quero dizer, vou usar uma confecção de moda feminina como exemplo, ok?

Imagina que uma confecção está planejando a produção de sua nova coleção que será lançada em março. Através de analises das vendas dos últimos meses e do mês de março do ano anterior, ela chega à conclusão que pretende produzir para a coleção de março deste ano a quantidade de 3 mil peças.

Perfeito, ele determinou a quantidade. Mas, destas 3 mil peças, quantas devem ser de blusas, quantas devem ser de vestido? Quantas peças de shorts, saias e calças produzir para alcançar o sucesso de uma coleção?

É nesta hora que devo planejar o mix de produtos. Produzir a proporção adequada otimizará as tuas vendas. Fará com aquele cliente que chega a tua loja procurando um short, encontre no seu estoque a quantidade correta. Nem mais (que gere estoque), nem menos (que gere perda de vendas).

Quantidade de Referências

Continuando com o exemplo anterior, vamos ao próximo passo. Imaginando que das 3 mil peças que você irá produzir para coleção de março, 1200 sejam de blusas, falta agora determinar quantos modelos de blusa você irá produzir ou comprar.

Seriam 12 modelos com 100 peças cada? Ou 24 modelos com 50 peças de blusa? Para determinar a quantidade, seria muito interessante você conhecer o giro de vendas do teu estoque de blusa.

Mas, sobre isso falarei um outro artigo, ok?!

Proporção de Produtos

Uma das principais estratégias para garantir o sucesso de uma coleção (e também crescer a lucratividade) é você administrar bem a proporção dos produtos da tua coleção.

Na Result Place, a técnica que usamos em nossa mentoria é a divisão da coleção em 3 grupos, que nós chamamos de:

Produtos Desejo

São aqueles produtos mais ousados e que despertam um grande desejo de compra do teu público. Em sua maioria, são produtos com maiores dificuldades de produção e por isso mesmo, são mais caros.

São aqueles produtos que o talento do teu estilo aparece mais. Não necessariamente, são os tecidos mais caros. Mas, é onde a modelagem se sobressai. E talvez os aviamentos utilizados.

Produtos Comerciais

São produtos com maior giro de vendas e que ultrapassam a linha básica. Mas, que não geram tanta dificuldade produtiva ao ponto de atrapalhar um lançamento semanal de coleção.

Normalmente, são produtos que possam ser mais utilizados no dia a dia do teu cliente. E o seu preço acaba ficando dentro de uma média de mercado.

Produtos Iscas

E por último os produtos iscas, que normalmente são peças mais básicas. São aqueles produtos que você usará um markup de precificação menor, para atrair teus clientes e, junto com eles, oferecer os outros produtos da tua loja.

São produtos excelentes para aumentar a taxa de conversão, já que são usados para não deixar o cliente ir embora, ou para os clientes que procuram presentes.

Esse foi o artigo de hoje onde nós falamos um pouco sobre como garantir o sucesso de uma coleção e alavancar a lucratividade da tua empresa. Não é fácil escrever um artigo como esse, então se ele foi importante para você, peço que você comente, compartilhe ou marque os amigos.

Isso me incentiva a continuar compartilhando meu conhecimento com todos vocês e, de alguma forma, ajudar as pessoas e empresas a terem sucesso em seus negócios!

Se você quiser, pode baixar nossa apresentação em PDF e arquivar em sua biblioteca, ou apresentar para a tua equipe.

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