O Índice de Transparência da Moda (ITM) é uma relatório anual das maiores marcas e varejistas de moda que atuam no Brasil, classificadas de acordo com o nível de informações que divulgam publicamente sobre suas políticas, práticas e impactos no meio ambiente, direitos humanos, operações internas e em suas cadeias de fornecimento.
Este relatório é feito pelo Fashion Revolution, um movimento internacional que trabalha em prol de uma indústria da moda que conserve e regenere o meio ambiente, valorizando as pessoas além do lucro.
No Brasil, o movimento atua desde 2014, desenvolvendo projetos, realizando atividades e fomentando a união de uma rede de pessoas, iniciativas e organizações do setor de moda varejista.
O relatório correspondente ao ano de 2021 foi feito em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, baseando-se nas informações disponibilizadas em sites e relatórios de responsabilidade social corporativa, ou de sustentabilidade.
Além de um questionário com quase 200 perguntas, enviado aos representantes das marcas, com o objetivo de estimular um processo participativo.
Indicadores
Para o ano de 2021 foi adotado medidas para fomentar a metodologia e alavancar as marcas e varejistas a irem além da publicação de suas políticas e compromissos, com uma maior transparências de suas ações e resultados.
O ITM Brasil revisa a divulgação pública das marcas com base em 245 indicadores em cinco áreas:
- Políticas e compromissos;
- Governança;
- Rastreabilidade;
- Conhecer, comunicar e resolver;
- Tópicos em destaque, que neste ano são:
- Trabalho decente (combate ao trabalho escravo contemporâneo), Covid-19, salários justos, sindicalização e negociação coletiva e práticas de compra;
- Igualdade de gênero e racial;
- Fornecimento e materiais sustentáveis;
- Hiperconsumo, resíduos e circularidade;
- Água e químicos;
- Clima e biodiversidade.
Objetivos
O ITM tem como objetivos incentivar grandes marcas e varejistas a divulgar uma maior quantidade de dados e de informações detalhadas para serem comparadas ao longo dos anos.
Assim como analisar tendências de comportamento e comparar o nível de transparência relacionada a direitos humanos e questões ambientais entre as maiores e mais influentes marcas.
Outro objetivo é criar uma ferramenta que ajude pessoas e empresas interessadas, a entender melhor quais dados e informações estão sendo divulgadas por essas marcas e utilizar essas descobertas para se tomar uma ação.
Também tem o objetivo de moldar os esforços contínuos para aumentar a consciência pública e educar os cidadãos sobre os desafios sociais e ambientais enfrentados pela indústria da moda, usando a pesquisa para apoiar o ativismo das pessoas.
Descobertas
Dentre as 50 marcas que atuam no mercado nacional, analisadas no ITM, a pontuação média geral alcançada foi de apenas 18%. Isso representa uma queda de 3 pontos percentuais em relação a 2020.
Cerca de 40% das marcas divulgam dados sobre seus fornecedores de nível 1 (instalações de corte, costura, acabamento, montagem, produto acabado, embalagem).
Apenas 10% divulgam seu compromisso de garantir um salário capaz de suprir os custos dos trabalhadores de sua cadeia de fornecimento, e nenhuma publica o número de trabalhadores que realmente recebe um salário desse tipo.
Frente a iminente crise climática, ainda são poucas as marcas que divulgam dados sobre questões ambientais importantes, como suas pegadas de carbono.
De acordo com as análises do ITM, apenas 22% das marcas publicam metas com base científica relacionadas ao clima e nenhuma publica um compromisso mensurável para o desmatamento zero; 20% publicam uma estratégia mensurável para a gestão de materiais sustentáveis e 14% divulgam a referência utilizada para definir matéria-prima sustentável. Além disso, 20% publicam a quantidade de fibras que usam anualmente e apenas 14% divulgam progresso na eliminação de químicos perigosos.
Para que haja maior progresso em direção à transparência, se faz necessário a criação de melhores leis e regulamentações para a indústria da moda que exijam maior prestação de contas de grandes marcas e varejistas sobre seus impactos nos direitos humanos e no meio ambiente.
Resultados
7 marcas (34%) não pontuaram;
A pontuação média geral foi 46 (18%) de 250 pontos;
Apenas 2 marcas pontuaram acima de 60%;
Nenhuma marca pontuou acima de 70%;
A transparência nos ajudará a criar uma indústria da moda que preserve e regenere o meio ambiente e valorize as pessoas, acima do crescimento e do lucro.
Para conferir o relatório na íntegra, basta clicar aqui e se você gostou da transparência que as empresas precisam fazer, a Fashion Revolution Brasil criou um guia para mostrar como você como marca e varejista pode ser mais transparente, basta clicar aqui e baixar.
E Por Hoje…
Esse foi o artigo de hoje onde nós falamos um pouco sobre o Índice de Transparência da Moda.
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