O segmento de moda Plus Size é um dos que mais vem crescendo no país, e isso pode ser comprovado por números. Dados da Associação Brasil Plus Size nos trás que o segmento de moda para pessoas acima do peso cresceu nos últimos anos mais de 21% indo contra os outros segmentos que recuaram 5%.
Esse ritmo de crescimento irá se manter na casa de 10% neste e nos próximo exercícios. Esse segmento movimenta R$ 5 bilhões por ano, conseguindo quebrar padrões e ganhando cada vez mais adeptos, lojas, modelos e profissionais.
Mas, mesmo que esse ramo esteja em ascensão, de acordo com dados coletados, 61% das pessoas gordas afirmam que se encontram alguma dificuldade para encontrar roupas do seu tamanho nas lojas mais populares.
Um dos principais problemas enfrentados por esse público é a falta de produtos de moda pensado para eles, que atendam a seu estilo pessoal com facilidade, ou seja, a falta de personalização. Outro ponto que também é visto, é com relação a procura do gênero masculino, porque eles estão cada vez mais se conhecendo, se entendendo e se aceitando. Apesar disso, o homem acima do peso possui mais dificuldade de encontrar uma roupa do seu estilo se comparado às mulheres.
Gordofobia
Este tema é cada vez mais discutido por pessoas gordas, em busca de uma sociedade mais justa com toda a variedade de corpos que existem, afinal, todos temos o direito ao respeito.
Como segmento de moda é dever das marcas de produtos fashion ter papel fundamental no reforço de tudo que envolve a cultura e o cotidiano de uma sociedade. Sendo assim, é essencial que se torne cada vez mais um vetor de mudança e conscientização a respeito da gordofobia.
Além disso, pessoas plus size concordam que empresas de todos os segmentos deveriam repensar o padrão de modelos e atores que utilizam em seus anúncios e afirmam que essa questão de diversidade de corpos deveria ser ainda mais presente nos anúncios e comerciais de marcas do setor de moda e beleza.
Representatividade Importa
Por conta da gordofobia, que é o principal motivo pela falta de produtos que atendam ao público gordo, não é comum encontrarmos nas vitrines das lojas manequins e anúncios que representam essas pessoas, que ainda ficam restritos às lojas especializadas no segmento.
Sendo assim, além de oferecer produtos com mais variedade de modelos e tamanhos, as empresas precisam incluir pessoas com diferentes corpos também em todas as suas formas de comunicação e divulgação dos produtos.
Para que as marcas dialoguem e atendam esse público, é preciso conhecê-lo com mais profundidade, entendendo quais são suas reais necessidades e desejos.
DICAS
Para que haja uma maior noção e conscientização para com esse público, é importante ter em mente algumas diretrizes, que aplicadas, fazem toda a diferença, como:
- Estrutura – Preparar sua equipe de estilo e modelagem para criar peças mais elaboradas e de maior diversidade de tamanhos;
- Tendências – Buscar tendências globais com tecidos mais respiráveis e novas ideias para o público plus size;
- Alfaiataria – Buscar e desenvolver tecidos de stretch com maior resistência;
- Autenticidade – Trazer aspectos práticos, diferente, únicos e fantásticos de empoderamento.
- Ajustes – E-commerce: trazer mais modelos de referências para proporcionar uma compra mais segura e assertiva;
– Loja física: Disponibilizar sem custos adicionais reparos e ajustes de peças.
- Loja física: Repensar o espaço, como aumentar o tamanhos dos corredores, aumentar o espaço dos provadores e etc.
Influencers
O empoderamento, mostrar que pessoas plus size são capazes de qualquer coisa, nada melhor do que conhecer pessoas que gostam de quebrar paradigmas e estereótipos do assunto.
Aqui vai uma lista de influenciadores digitais plus size para você seguir e se encantar com os seus conteúdos.
Thaís Carla (@thaiscarla)
Jéssica Lopes (@jessicalopes)
Nadia Aboulhosn (@nadiaaboulhosn)
Courtney Shove (@fat_girl_has_moxi)
Rebel Girl (@queergirlstraightskates)
Juno Vecchi (@junovecchi)
Gabi (@gabifresh)
Erika (@erikaaquileraa)
Stella (@thestellawilliams)
Nicolette (@nicolettemason)
Daquana (@daquanawhite)
Gabriella (@gabriellalascano)
E Por Hoje…
Esse foi o artigo de hoje onde nós falamos um pouco sobre a Moda Plus Size.
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