Os Frutos do Planejamento Estratégico Comercial

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Os Frutos do Planejamento Estratégico Comercial

Os Frutos do Planejamento Estratégico Comercial

Conheça os frutos do Planejamento Estratégico Comercial. Até uma semente amadurecer ela passa por diversas fazes. Inicia com a fertilização e o desenvolvimento, que geram mudanças e transformações que fazem o embrião evoluir e virar uma fruta, uma flor ou uma planta. Esse processo é tão perfeito que pode ser copiado em outros ambientes. Se formos analisar, esse mesmo ciclo acontece também no Planejamento Estratégico Comercial (PEC).

Tudo inicia com a definição dos objetivos. Eles irão alimentar o desenvolvimento do PEC. Assim como a semente depende do ambiente e de fatores externos para evoluir, o PEC também necessita de determinados elementos para se desenvolver: aplicação, acompanhamento, análise, correção. No fim, se bem cultivado, o planejamento pode dar diversos frutos à empresa. Através de pesquisa identificamos sete destes frutos:

 

  1. Dados para análisar e auxíliar nas decisões
  2. Aumento da lucratividade e satisfação dos clientes
  3. Uma fortaleza para amparar a todos
  4. Sustentabilidade
  5. Ter sempre um “plano B”
  6. Clientes qualificados, vendas mais lucrativas
  7. Criar indicadores

 

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Mas esses não são os únicos! Segundo especialistas existem outros resultados que a empresa pode atingir a partir do correto desenvolvimento do Planejamento Estratégico Comercial. A saber:

Comunicação

O PEC pode facilitar a comunicação entre as intenções comerciais que a empresa tem e a aplicação disso na prática, atuando como uma ferramenta de integração entre as equipes.

 

Equipe

Também contribui para a formação de gerentes e equipe de vendas, uma vez que não há organizações de alta performance sem profissionais qualificados e também de alta performance.

O PEC ajuda nesse sentido, pois aponta direcionamentos e registra resultados que indicam necessidades de treinamento para o desenvolvimento dos envolvidos no processo. Sem um PEC bem montado, o desenvolvimento de seus profissionais fica comprometido.

 

Conhecimento de mercado

Uma das vantagens obtidos com o PEC é o melhor e maior conhecimento de sua realidade comercial – identificando e antecipando mudanças de mercado e avaliando suas capacidades de forma realista. No geral, o PEC costuma trazer dois grandes benefícios para a empresa que o adota: aumento da eficácia das ações comerciais e maior capacidade de inovação nos processos.

Com um PEC bem desenvolvido, todos ganham – empresa, gestores, vendedores, parceiros e clientes. Há melhoria dos resultados financeiros, mas também há mais motivação da equipe, melhor clima de trabalho, mais retenção de talentos

 

Fidelização de clientes 

Outro resultado de um PEC bem realizado é a recomendação de novos clientes. Uma das provas de que a empresa está no caminho certo é quando os clientes sugerem sua marca para outras pessoas.

É o chamado “Brand Advocacy”, quando os consumidores defendem a empresa, algo que muitas vezes é fruto de um bom PEC.

 

Alcance resultados com o Planejamento Estratégico Comercial

No entanto, não basta conhecer os frutos para conseguir conquistá-los. Para isso, alguns cuidados especiais são necessários.

  • Não engavetar o PEC. Não basta apenas planejar, é preciso cuidar do desenvolvimento do Planejamento Estratégico Comercial, acompanhando de perto as ações para que os resultados possam ser alcançados.
  • Determinar uma periodicidade de verificação e constante ajuste do PEC (mantendo ele vivo e atualizado).
  • Ter uma definição clara dos objetivos, que servirão como guia das ações do PEC.
  • Realizar a análise dos ambientes internos e externos.
  • Fazer a adequada alocação de recursos, de acordo com as necessidades levantadas no PEC.
  • Definir no PEC quais serão os indicadores utilizados nas análises de desempenho das ações.
  • Montar e/ou desenvolver uma equipe com as competências necessárias para que os objetivos sejam alcançados.
  • Ter clareza e objetividade na definição de metas a serem alcançadas e também quanto às atividades a serem executadas.
  • Comprometimento e engajamento dos profissionais envolvidos, para que as pessoas esforcem-se ao máximo na execução das tarefas para trazer resultados para a organização.

Planejamento Estratégico Comercial

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