O que mudou com o Fast Fashion?

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Esse é o novo modo de produção que tem conquistado o mundo da moda. Quais foram as mudanças? Como era a produção antes desse fenômeno?

Antes dos anos 2000, período em que o fast fashion começou a surgir, a indústria da moda produzia apenas 4 coleções ao ano, de acordo com cada estação. A definição das tendências, escolha das matérias primas, tudo isso levava meses e meses para serem estabelecidos. A qualidade das peças era a prioridade das marcas, com isso, o processo produtivo não focava na otimização das suas etapas e na redução do desperdício de materiais e do tempo. As peças produzidas eram exclusivas, e o consumidor percebia isso pelo preço.

O fast fashion mudou radicalmente esse cenário. A Zara foi umas primeiras a adotar esse novo sistema produtivo. Uma das grandes mudanças desse processo é a velocidade com que produzem novas coleções. Ao invés de meses de planejamento, nessa indústria é necessário uma equipe criativa que desenhe novas coleções em questão de semanas. Além disso, se baseiam em tendências ao invés do estilo.

Essa nova maneira de produzir está atrelado as mudanças nos hábitos de consumo. O consumidor está cada vez mais conectado com o mundo da moda e as tendências, querendo um produto mais “customizado”, devido a sua segmentação e formação de mais nichos, com isso, essa produção atende essa demanda crescente. O fast fashion cria produtos “semi-exclusivos”, cria inúmeras coleções com grande variedade nos seus modelos, mas pouca quantidade de cada um.

A grande inovação da Zara não está apenas na adoção dessa produção, mas também na sua logística. A forma como a produção está espalhada pelo mundo cria a sensação de poucas peças de cada modelo. Isso faz com que tenha uma diminuição significativa do desperdício. As peças não “encalham”, pois são remanejadas para outros locais, não sendo necessário serem vendidas por preços mais baixos e trazendo despesas a empresa.

Ao invés de focar na qualidade como a antiga produção, esse novo modelo foca na estética, no apelo visual. Padroniza os produtos independente do lugar que é vendido, não levando em conta as particularidades locais e o tempo de duração de suas criações é bem curto, não cria estilos.

Esse tipo de produção tem crescido e caminha junto com a constante globalização de todos os setores. As marcas que trabalham a partir desse modelo, investem menos em publicidade e mais na criação e planejamento das peças. E isso não significa que criam produtos inovadores, essa criatividade se dá principalmente da agilidade e rapidez que precisam para criar soluções as demandas constantes desse mercado, sempre se renovando, e sempre sendo desejadas.


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