Conhecer o Cliente
Conhecer o Cliente.
Quem conhece o cliente entende os motivos que levam o consumidor a comprar. Abre novos caminhos para aumentar a eficiência da sua loja de roupas ou confecção.
Não é somente uma questão de análise de dados, é preciso aplicá-los aos negócios. Gerando insights e, principalmente, ações que caminhem para o aumento das vendas e/ou à redução de custos. Encarar uma concorrência cada vez mais acirrada. E buscar atrair consumidores que não aceitam mais esperar em filas. Ou mesmo, ter uma experiência “meio termo” nas lojas: o varejo necessita se transformar.
O caminho tradicionalmente trilhado pelo varejo para atrair clientes (os descontos), cria uma guerra de preços que destrói as margens e ainda deseduca o consumidor. É preciso buscar outras razões que levem os clientes a comprar.
De fato, conhecer o cliente e suas motivações de consumo é fundamental para criar a melhor experiência de compra. Cada categoria de produtos tem uma motivação de compra diferente e cada cliente tem motivações diferentes. Quando a Disney vende os bonecos do Minicraft, o filho decide a compra, mas o pai paga. E o filho só decide qual boneco comprar se experimentá-lo. Por isso, é preciso abrir espaço para experimentação desse item no PDV.
LEIA TAMBÉM
Do ponto de vista da indústria, essa mesma conclusão sobre o comportamento de compra permite identificar nichos não atendidos e oportunidades de ganho de mercado.
A indústria tem adotado tecnologia para entender o comportamento dos clientes, gerando uma espécie de Gerenciamento por Categorias 2.0. Nesse novo modelo, entender como o cliente se comporta no PDV e interage com as marcas é tão ou mais importante que o produto em si. O resultado acaba aparecendo no caixa da loja.
Result Place – Consultoria em Gestão Empresarial para Confecções de Atacado e Varejo
A Result Place Consultoria de Confecção em Fortaleza oferece:
Consultoria de Moda, Gestão de Marcas, Consultoria Comercial, Planejamento Estratégico, Gestão de Produção e Gestão Financeira.
Conhecer o Cliente. Conhecer o Cliente. Conhecer o Cliente. Conhecer o Cliente. Conhecer o Cliente.