Humanização das Marcas: qual importância e a dose certa?

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Quando pensamos em uma marca, a primeira ideia que surge é uma relação de compra e venda com o consumidor. Uma relação puramente comercial.

E essa era a verdade vigente por muitos e muitos anos.

Entretanto, acredito que os empresários da moda deveriam ter outra preocupação: a humanização das marcas. Mas, como fazer isso funcionar?

Neste artigo, irei explicar o que é humanização das marcas, como ela pode ser feita e quais os benefícios de aplicá-la na sua empresa. Confira!

A humanização das marcas no mercado da moda

A ideia de humanizar uma marca parte do princípio de torná-la mais verdadeira, humana, próxima do seu público. Sendo assim,  a humanização das marcas busca aproximá-la dos clientes por meio de sua verdade, seus sentimentos, desejos e expectativas.

Obviamente, esta adaptação acontece em graus diferentes, dependendo principalmente do branding atual da empresa.

Entretanto, de certa forma, qualquer empresa pode aplicar algum tipo de estratégia mais humanizada, se aproximando assim do seu público-alvo mais facilmente.

Técnicas para humanizar uma marca

A ideia de humanização das marcas passa principalmente pela construção de um relacionamento fluido entre a empresa e o cliente, criando experiências e sensações no público e favorecendo a percepção de acessibilidade.

 

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Storytelling

A prática de storytelling consiste, basicamente, em contar histórias. Parte do princípio que as pessoas tendem a se aproximar de narrativas envolventes e emotivas.

O storytelling pode ser aplicado de diferentes maneiras. Atualmente, muitos comerciais nesse formato estão presentes não apenas na TV, mas principalmente em plataformas como o YouTube e as redes sociais, aproveitando o efeito viral presente nas últimas.

 

Redes Sociais

Nunca é demais reforçar esse ponto. A presença nas redes sociais mais acessadas, como Facebook, Instagram e Twitter, é praticamente uma obrigação para qualquer marca que pretenda alcançar o público de maneira mais humanizada.

E mais do que ter um perfil, é necessário se mostrar ativo nessas plataformas. Isso é o mínimo para qualquer empresa hoje em dia.

Entretanto, humanizar esse tipo de comunicação vai muito além do que a presença forte nas redes sociais. Aqui é preciso abandonar a postura mais formal de um perfil empresarial e focar na interatividade.

Respostas às perguntas, utilização de bom humor e atenção às necessidades do público são algumas ações para passar a imagem de uma marca humanizada.

 

Atendimento humanizado

Não há nada mais desagradável para um consumidor quanto o atendimento mecanizado e em “linha de produção”. As pessoas estão cansadas de terem experiências negativas no atendimento das empresas, o que traz à tona uma forte necessidade de uma prática mais humanizada nesse setor.

Entender que cada cliente é um indivíduo específico, com necessidades, vontades e desejos é o primeiro passo para humanizar seu atendimento.

Por isso, seja nos chats online, seja por telefone, seja respondendo mensagens em redes sociais, as marcas que mostram empatia, educação, boa vontade e atenção com os clientes tendem a conseguir os maiores níveis de satisfação.

 

Linguagem

Não há nada mais “humano” para um consumidor que uma marca que utiliza a mesma linguagem que ele. Para tanto, é fundamental conhecer o perfil do público, as expressões que ele costuma usar e a maneira como ele costuma se comunicar.

Adequar a linguagem das estratégias de comunicação é o mínimo necessário para fazer com que a mensagem chegue de maneira mais fácil e satisfatória em seu público-alvo.

 

Os benefícios da humanização das marcas

As estratégias de humanização das marcas podem ser consideradas uma forte tendência do marketing e da comunicação nos dias de hoje.

Isso acontece em boa medida porque traz uma série de benefícios para ambas as partes da relação comercial.

Os clientes tendem a ficar mais satisfeitos e a empresa consegue aumentar seus lucros. Abaixo, listamos alguns dos benefícios mais importantes que a humanização de uma marca pode gerar.

 

Força no branding

Nos últimos anos o branding tem sido inserido nos mais diversos contextos, do mundo real ao online. Os consumidores mais jovens, inclusive, dificilmente separam essas duas realidades, o que faz com que o branding precise ganhar força nesse sentido.

Por isso, humanizar sua marca é uma maneira eficiente e atraente de unificar todos os ambientes de atuação, criando uma importante imagem de unidade e proximidade.

Mas atenção, isso só funciona com sucesso quando as mesmas estratégias tomadas em um ambiente são aplicadas no outro. Caso isso não aconteça, o efeito é contrário, segregando a percepção do público para com sua empresa.

 

Criação de vínculos

A abordagem humanizada no trato com o público é uma ótima maneira de criar vínculos com ele. Ao ser tratado de igual para igual, o cliente passa a vincular a marca a um tratamento humanizado, íntimo e agradável.

 

Fidelização

Levando em consideração a criação do vínculo entre marca e consumidor, é fácil entender que o próximo passo é a fidelização desse cliente. Boas experiências levam pessoas a consumirem novamente, buscando ter o mesmo tratamento (senão melhor) com a marca em questão.

Mais do que um cliente fiel, esse consumidor se torna, na verdade, um propagador da mensagem da sua marca.

É ele quem recomendará seu serviço ou produto para familiares e amigos, aumentando ainda mais o alcance da sua empresa e expandindo exponencialmente o seu público. Tudo isso em decorrência da humanização da marca.

Mais do que uma tendência, as estratégias de humanização das marcas são uma necessidade para aquelas empresas que desejam se manter atuais no mercado. Mas é preciso ter cuidado.

A inserção desse novo aspecto deve ser feita de maneira natural, sem parecer forçada.

E Por Hoje…

Esse foi o artigo de hoje onde nós falamos um pouco sobre o marketing de moda e sua triste realidade.

Não é fácil escrever um artigo desses. Não só pela falta de tempo, mas toda a pesquisa envolvida.

Então, se ele foi importante para você, comenta aí, compartilhe ou marque os amigos.

Vai me incentivar a continuar me dedicando e compartilhando meu conhecimento com você e, de alguma forma, ajudar as pessoas e empresas a terem sucesso em seus negócios!

Forte abraço!

 

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